Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Como se tornar um Fotógrafo Profissional em 5 passos

Como se tornar um Fotógrafo Profissional em 5 passos

12 anos atrás

Se você dá aulas de fotografia ou já é um profissional reconhecido, então deve estar acostumado a ser indagado por iniciantes sobre a maneira de começar na fotografia. O e-mail do Meio Bit recebe várias mensagens por semana com essa temática. Pensando nesse problema, o fotógrafo Chase Jarvis resolveu escrever um pequeno passo a passo em seu blog. Não há nenhuma novidade ou receita mágica aqui, mas achei muito bacana a lista levantada por ele. Vejam abaixo os conselhos do fotógrafo.

01 - Declare-se um fotógrafo - As pessoas precisam saber que você é um fotógrafo. Você não é um estudante ou está nessa em tempo parcial. Você deve assumir a sua profissão;

02 - Esteja no negócio, torne-o real - já que você decidiu que quer ser um fotógrafo, agora é a hora de colocar o negócio em prática. Abra uma empresa ou registre-se como autônomo em sua cidade (isso é importante), comece uma divulgação nas redes sociais (twitter e facebook), monte um site ou blog e tenha um cartão de visitas. Se não levar essas coisas a sério você apenas está brincando de fotógrafo.

03 - Leia todo os livros que encontrar sobre o negócio da fotografia - isso vejo poucas pessoas fazendo. Todos querem abrir um estúdio ou ser fotógrafo profissional, mas poucos tentam entender a lógica dos negócios. Se não conseguimos sustentar uma empresa e pagar suas contas então não somos profissionais. Somos pessoas desempregadas. Estudar marketing (identidade visual é fundamental), gestão de negócios ou ter uma consultoria financeira são partes importantes de sua atividade.

04 - Tire fotos todos os dias e divulgue-as como um louco - para seus clientes e para você mesmo. Você não precisa ser o melhor, mas precisa ser criativo e diferente. Tenha um diferencial em suas edições e, acima de tudo, mostre apenas os seus melhores trabalhos. Mesmo assim, você vai acertar em apenas 50% das vezes, mas é desse jeito que a coisa funciona.

05 - Repita tudo novamente - A vida é difícil meu amigo.

relacionados


Comentários