Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Sony TX300 - baixo rendimento do sensor

Sony TX300 - baixo rendimento do sensor

12 anos atrás

Bem, eu não quero dizer "eu avisei", mas é interessante comentar essa notícia. Em janeiro a Sony deixou todo mundo perplexo ao anunciar  a primeira câmera compacta com sensor CMOS retroiluminado com 18 megapixels de resolução máxima. Tudo bem que um dia chegaríamos a esse patamar, mas acho que foi muito cedo. A tecnologia ainda não está preparada para isso. Muitos podem dizer que o sensor CMOS retroiluminado possui um ótimo rendimento, mas mesmo ele no tamanho minúsculo que encontramos em câmeras compactas não vai fazer nenhum milagre. E outra pergunta que não quer calar: por que um usuário doméstico iria querer uma foto em 18 megapixels? A maior parte do público leigo utiliza a câmera para fotos nas redes sociais e nem se preocupa muito em guardar suas imagens.

Hoje foram publicadas imagens feitas com uma versão final da Cybershot TX 300 e já atualizada com o último firmware disponibilizado pela Sony. Infelizmente, as notícias não são muito boas. Vejam abaixo o rendimento do sensor com imagens feitas em grande angular (26mm) e ISO 100.

 

Podemos ver que existe algum problema por aqui. A questão central é como a Sony pode lançar um produto com características tão negativas. Se o ISO 100 é assim, então podemos esperar algo de arrepiar com ISO 400 ou 800. Muitos estão apostando que a empresa vai dar um jeitinho de melhorar o processamento interno das imagens através de futuras atualizações, mas fica aqui um pequeno receio. Hoje foram anunciados oficialmente várias câmeras compactas da empresa e a maioria está equipada com esse novo sensor de 18 megapixels. Será que todas vão ter esse nível de qualidade?

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários