Nokia força a amizade e anuncia celular com câmera de 41 megapixels

41megapixelsO Gilson já deve ter falado várias vezes sobre o Mito dos Megapixels, de como não importa o tamanho dos megapixels e sim o tamanho do sensor, ruído, etc. Deve ter falado que fotografia é essencialmente luz e não adianta você enfiar dois bilhões de megapixels se a quantidade de luz captada é pífia, etc, etc.

Tudo que ele falou a Nokia não leu, e resolveu ir atrás do pessoal que compra TekPix.

O hardware, claro, é de primeira, afinal é Nokia, então o 808 Pure View vem com lentes Carl Zeiss, gravação de áudio com tecnologia Dolby, vídeo em Full HD, saída HDMI, 512 MB de RAM, 16 GB de armazenamento e um ESSENCIAL slot pra cartão micro-SD.

Junto um sensor cujo termo técnico é “boçal” capaz de captar imagens com 41 megapixels.

Isso dá, em termos de resolução, fotos de 7392×5544. Comprimido em PNG uma imagem dessas ocupa 16 MB. Em RAW12, isso sobe pra 61,5 MB. 10 fotos por CD-R, que tal?

Obviamente o celular não faz filmes a essa resolução. Isso vai bem além mesmo da capacidade da RED, o Rolls Royce das câmeras de cinema digital, que filma a 5K, 5120×2700, meros 13,8 megapixels.

Assim é seguro dizer que ou a Nokia fez mágica ou esses 41 Mp serão totalmente subutilizados, lembrando até os MPx que infestam o Mercado Livre.

Ah sim, pra piorar o aparelho roda Symbian Belle.

Sim, a Nokia ainda insiste no sistema operacional morto e enterrado, mesmo já tendo se tornado a maior vendedora de Windows Phone do mercado.

nokia-808

O Nokia 808 Pure View custará por volta de € 450, em Maio, quando chegar às lojas. Até lá será interessante ver os testes e como os 41 megapixels se sustentam no mundo real.

Fonte: SG.

Relacionados: , , , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples