Nokia força a amizade e anuncia celular com câmera de 41 megapixels

41megapixelsO Gilson já deve ter falado várias vezes sobre o Mito dos Megapixels, de como não importa o tamanho dos megapixels e sim o tamanho do sensor, ruído, etc. Deve ter falado que fotografia é essencialmente luz e não adianta você enfiar dois bilhões de megapixels se a quantidade de luz captada é pífia, etc, etc.

Tudo que ele falou a Nokia não leu, e resolveu ir atrás do pessoal que compra TekPix.

O hardware, claro, é de primeira, afinal é Nokia, então o 808 Pure View vem com lentes Carl Zeiss, gravação de áudio com tecnologia Dolby, vídeo em Full HD, saída HDMI, 512 MB de RAM, 16 GB de armazenamento e um ESSENCIAL slot pra cartão micro-SD.

Junto um sensor cujo termo técnico é “boçal” capaz de captar imagens com 41 megapixels.

Isso dá, em termos de resolução, fotos de 7392×5544. Comprimido em PNG uma imagem dessas ocupa 16 MB. Em RAW12, isso sobe pra 61,5 MB. 10 fotos por CD-R, que tal?

Obviamente o celular não faz filmes a essa resolução. Isso vai bem além mesmo da capacidade da RED, o Rolls Royce das câmeras de cinema digital, que filma a 5K, 5120×2700, meros 13,8 megapixels.

Assim é seguro dizer que ou a Nokia fez mágica ou esses 41 Mp serão totalmente subutilizados, lembrando até os MPx que infestam o Mercado Livre.

Ah sim, pra piorar o aparelho roda Symbian Belle.

Sim, a Nokia ainda insiste no sistema operacional morto e enterrado, mesmo já tendo se tornado a maior vendedora de Windows Phone do mercado.

nokia-808

O Nokia 808 Pure View custará por volta de € 450, em Maio, quando chegar às lojas. Até lá será interessante ver os testes e como os 41 megapixels se sustentam no mundo real.

Fonte: SG.

Relacionados: , , , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • Vinícius Vasques

    Com todo respeito mas esse post parece ter sido feito apenas pra cumprir tabela e com uma imensa má vontade. Para um blog que se presta a falar de tecnologia e fotografia seria interessante dar-se ao trabalho de ler o material do press-release e não apenas chutar o balde dizendo que a Nokia lançou um aparelho de câmera interpolada.

  • Será que isso não foi um erro de digitação deles? 4.1 megapixels é algo mais próximo da realidade.

  • @Vinicius Vasques: Haters gonna hate.

  • Olha, eu concordo com o fato do sensor ser um absurdo… uma pena.. mas temos que aguardar os reviews..

    Agora quanto ao sistema nokia belle, quem ja experimentou sabe que o sistema está bastante estável, mais rápido e inclusive bonito… eu tenho um e6 com o belle, e posso dizer que não trocaria por um android comum..

    E um detalhe também meio chato foi a tela de resolução baixa para os padrões de hoje..

  • Acredito que estes 41 MP devem ser por interpolação.

    Provavelmente o sensor deve ter resolução máxima de 8 MP. Andei lendo que as opções de resoluções seriam 2, 5 e 8 MP e pela técnica utilizada poderiam chegar a 38 MP (em uma espécie de condensação de vários pixels em um único pixel efetivo). Parece que estão focando em “crop” e zoom digital com maior qualidade.

    Pelo que li por aí deve sim sair o PureView com Windows Phone em breve, a idéia de lançar com Symbian Belle o conceito foi de dar um Up na “nova” versão do “velho” sistema.

    Flash de Xenon para fotos e um outro de LED para filmagens, saída HDMI, Vídeo em FullHD (1080p), som Dolby, tela de Amoled feita com Gorila Glass …

    Só que o processador single-core de 1.3 Ghz e apenas 512 Mb de RAM me fazem pensar se dará conta deste Hardware todo (principalmente vídeo).

    Seria muito bom ver a Nokia de volta aos grandes Players.

    Obs: Uma pergunta? Quando teremos Zoom ótico de qualidade em um “Câmera-Phone” ou em um Smartphone, sem necessidade de acessórios no estilo gambiarras? Alguém sabe de algo?

    • Wallacy

      O sensor é de 41MP, os modos de 3,5,8 é o modo PureView que usa 7 pixels para criar um com menos ruido.

      • SIM … Entendi agora.

        Encontrei esta explicação no Tekimobile:
        “Ele usa a nova geração das famosas lentes Carls Zeiss e tem um processador single-core de 1,3GHz. Já falei aqui antes e repito que número de megapixels não é sinônimo de qualidade, mas a Nokia fez uma “gambiarra” para atingir esses 41MPx. Funciona assim: O sensor tira uma foto de 41MPx e depois faz uma imagem que junta os pixels, cada pixel gerado na realidade são 7 pixels juntados, essa técnica se chama oversampling.”

        Então as imagens geradas deverão ter algo entre 2 e 4 MB.

        Realmente a explicação da utilidade disto é permitir o uso abundante do Crop e do Zoom digital sem perda perceptível na qualidade da imagem.

        Pode ser uma tecnologia bastante interessante em se tratando de fotografia em celulares, já que é difícil colocar sistemas de lentes, motores, e demais coisas necessárias para ter uma cãmera com capacidade de zoom realmente significativa.

        Resta esperar os primeiros reviews e testes …

        • Wallacy

          Oversampling!! Obrigado, esse nome havia me fugido da cabeça, dai eu estava descrevendo como Supersampling ao contrario para ver era possível entender a técnica.

          Sobre os testes a Nokia liberou varias imagens, mas sempre podemos desconfiar de imagens oficiais.

  • Wallacy

    Pelo contrario, acho que a Nokia acertou em cheio!

    Assim como não adianta ter um gazilhão de megapixels, mas também não dá para lutar contra a leis da física. Não tem como um smart concorrer com uma DSLR porque nesse caso, o tamanho do sensor realmente importa.

    Dai o que ela Nokia fez? Um supersampling ao contrario, que batizou de PureView. A camera tem dois modos de foto, um modo “full” que você usa até 38MP (o sensor é de fato de 41MP) e o modo PureView com tamanhos de 3,5 e 8MP, onde eles usam até 7 pixels para criar um único pixel mais “fidedigno” do “real”. A idéia é compensar a baixa sensibilidade de luz da câmera (que nesse caso é razoavelmente boa, f/2.4), cores, ruídos, etc inerentes de um sensor diminuto de um smartphone, capturando ainda mais detalhes da cena e condensando em algo com menos ruído/cores mais vivas, etc.

    Certamente é muito, muito melhor que a técnica usada pelo iPhone e outros Smartphones do mercado, que quando não saturam a imagem, aplicam filtros de ruído malucos que acabam com as cores reais da imagem.

  • Vinicius Zucareli

    … Se não leu como funciona, não publique posts ignorantes.

    O sensor É DE 41MPX MESMO. Só que a Nokia, até pra não consumir todo o espaço do infeliz, fez o telefone salvar as fotos em 5 ou 8mpx. Assim, onde a câmera teria que compor cada pixel com a quantidade de luz de 1 só pixel, ela usa a luz captada por 7 pixels, gerando fotos com MUITO menos ruído.

    Além disso, ela pode utilizar a monstruosidade do sensor pra tirar um foto de 8MPX com 3X de ZOOM ótico SEM PERDA DE QUALIDADE.

    Isso é um monstro em termos de qualidade de sensor e ótica! Deve colocar 99% das câmeras normais (leia-se, não DSLR) no chinelo e 100% dos celulares.

    • Acho que você queria dizer “com 3X de ZOOM Digital SEM PERDA DE QUALIDADE”, não? Zoom Ótico não causa perda de qualidade, ao menos não uma perda significativa (pode causar algumas distorções dependendo do sistema de lentes, como o efeito de barril).

  • Daniel Almeida

    Megapixel é algo mais fácil de comparar e vender, 10 é mais que 8 e pronto. Agora, como explicar facilmente se Carlz Zeiss é melhor que A, B ou C?

  • Vinicius Zucareli

    E pra complementar, o sensor utilizado é de 1/1.2″, ou seja, 233% maior que o do iPhone 4S ou SGII. Além disso as lentes são Carl Zeiss (sem comentários) e deixam passar mais luz que as outras.

    • Agora sim … Ficou muito clara a proposta. A maioria dos sensores de câmeras compactas são de 1/2.3″ , ou seja, o sensor deste Nokia é um sensor grande. Realmente pode ser uma tecnologia revolucionária esta.

  • RogerSantos7

    Gostei da referência ao primeiro grande troll: “Is this trip really necessary?” LoL…

    41 mpx? O setor de marketing teve orgasmos múltiplos!!!!

  • Geraldo Dal Berto Jr.

    Não adianta dizer o tamanho do sensor. A língua que o povo entende é megapixel. Mas ao que parece o troço capta em 41mp e reduz para não terminar com toda a capacidade de armazenamento. O bucha é ser symbian… Windows Phone é show.

    • 41 mpx e reduz? kkkk acho que é o contrário. 5mpx e interpola pra dar 41 mpx

      • Não, o Pure View reduz para 3, 5 ou 8MP. Assim a imagem fica mais real e ocupa pouco espaço. Ou você pode salvar em 38MP, mas quero ver conseguir postar isso no Facebook. hehehe

  • IOS, Android, Windos Mobile???? Nenhum tem a mesma eficiência técnica do Symbiam. Parece a velha guerra dos vídeos: VHS ou Betamax? Ganhou o marketing, leia-se VHS. Mas acho que a Nokia peca em alguns aspectos: Processador, Memória e expansão com cartão. Sou fiel ao equipamento Nokia pela sua qualidade há mais de 10 anos (acho que o único celular que tive que não era Nokia foi o Motorola PT550). Tenho um N8 e a única reclamação que tenho é sobre a qtde de memória interna. É pouca. Não consigo entender porque o N9 não recebe cartão para expansão da memória de massa(cartão micro SD). E a qtde de megapixel da câmera? Qto maior melhor os recursos, até porque não somos fotógrafos profissionais e “qualquer” melhoria é bem vinda. Só não cometam a besteira de abandonar as lentes Carl Zeiss.

    • Bruno Tikami

      Sem ironias, Andre, estou surpreso por você gostar do N8. Eu tenho um também e nunca tive aparelho pior do que ele. Conheço gente que recebeu o $ de volta da Nokia pq o aparelho não tem salvação: péssima resposta do touch, vááários reboots aleatórios e a falta de capacidade de lidar com mais de 3 aplicações abertas me fazem pensar que ele não é tão smart assim (sem falar que o browser não permite mais de 3 janelas abertas por vez). Eu também era muito fiel à Nokia pelo hardware mas depois do N8, a Nokia se juntou ao grupo da Motorola: nem de graça.

      • Colocou o Nokia Belle nele? Nem comparar com o S^3…

        • Oi Otávio, ainda estou preso pela operadora. A Claro ainda não autorizou a atualização.

        • Bruno Tikami

          Não coloquei e nem pretendo, aposentei o N8 e comprei um telefone realmente smart pois acho que os dispositivos que eu compro devem ser ferramentas e eu não costumo trocar o cabo dos martelos e serrotes que compro.

      • Bruno, pra não dizer que não tenho problemas, não consigo sincronizar no calendário qualquer data (aniversário ou especial) dos meus contatos. Ele até faz, mas não sei como, nem quando.

    • Symbian Belle deixa no chinelo os demais 😛

    • E desde quando Windows Mobile está no mesmo hall do IOS e do Android?

      • Não sei porque ainda não testei, mas a princípio mudaria a sua pergunta: Será que o IOS e o Android vão se manter no mesmo patamar do WMP?

  • como diria o povo do orkut: isso é recalque

  • Ah nokia, tu não aprende.

  • A Nokia adora apelar para a boçalidade, heim? Não é dela também aquele celular com um SUPER altofalante com sei lá quantos decibéis de potência?

    • Para cada qual existe um objetivo certo? Se eu gosto de música então certamente teria este celular. Porém se eu gosto de uma boa camêra certamente iria de Pure View o que me satisfaz no momento.
      Talvez a sua vibe seja o linux compre o Android.
      Ou se é um da elite iPhone é certo a você.

  • Eu acho forçado esse smartphone. Não é tão necessário ser tão ignorante assim em fazer um aparelho com tantos mpx, e o resto é o que costumamos ver em smartphones comum. Fora isso, ainda assim poderá ser um aparelho ótimo.
    E por fim, desculpe, mas… que noob! Provavelmente nunca soube como é o Symbian Belle.

  • Keaton

    Putz… agora sim que eu vou ouvir coisas do genero “meu celular é melhor que tua DSLR!!1! 41MP vs 21Mp!!11!!one eleven one!! lol usuck”

  • sinceramente, pra mim parece fogo de artifício pra chamar atenção. quem precisa de 41 mega tecpix? fala sério, parece desespero.

  • O Cardoso não viu a apresentação ou não leu nada sobre ela. Até no site a resolução padrão mostrada é de 5MP Pure View, para “rápido compartilhamento”. Ele agrupa 7 pixels em um para deixar a imagem mais fiel e em um tamanho bom para a web.

  • Fala serio, do que adianta trabalhar num celular que tem uma resolução excelente e esquecer do resto? Prefiro meu N8 mesmo e continuo no aguardo de algum que o supere para enfim pensar em troca-lo.

  • Rindo.

  • Mais um Symbian que vai vender que nem água na chuva.
    Pra quem não entende de smartphones é uma beleza.
    E pra quem é poser de fotógrafo: existe câmera, esse celular não vai substituir ainda.
    Então: meh.

  • Primeiro achei que a nokia estava dando uma de tecpix, mas fui dar mais uma olhada e agora estou em cima do muro.

    O sensor é enorme, 5x maior que o das câmeras compactas comuns, então esses pixels não vão estar tão apertados assim, pegando 7 pixels para definir 1, deve diminuir bastante o ruido (lembra o exr da fuji, acho). Se cumprir o que promete, deve trazer umas boas mudanças no futuro…

  • Ramon de Assis

    Cairia bem um comentário do Gilson prá trazer luz à questão…

  • achsanos

    O pulo do gato é que muita gente não se importaria em ter um Porsche pra ficar preso às 18:30 na Marginal Pinheiros.

  • Victor Ângelo Rodrigues Sandi

    Bom, segue o link de algumas fotos feitas pelo 808.

    http://www.gottabemobile.com/2012/02/27/nokia-808-pureview-sample-photos-are-stunning/

    Na minha opnião, não é como uma DSLR, mas são muito boas para um smartphone.

  • Saiu hoje que o PureView ganhou como o melhor novo aparelho no MWC o/

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis