Meio Bit » Arquivo » Games » Warner e Microsoft são notificadas no Brasil por localização de jogos

Warner e Microsoft são notificadas no Brasil por localização de jogos

12 anos atrás

dori_mk_01.02.12

Durante muitos anos os gamers brasileiros clamaram por jogos no nosso idioma, algo que começou a se tornar mais comum com a chegada da atual geração, mas os erros cometidos na localização por alguma empresas não agradou a PROTESTE (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) e ontem (31/01) esta enviou uma notificação para à Warner Bros. e Microsoft pedindo que as traduções sejam corrigidas.

Os problemas estariam em algumas expressões que parecem terem sido jogadas num tradutor eletrônico, gerando situações no mínimo cômicas, como no Mortal Kombat onde o lutador Jax solta um “Estou ótima”, ou no Gears of War 3, quando ao sairmos de uma partida online, as outras pessoas recebem a informação de que “fulano esquerda”, quando a palavra “left deveria ter sido traduzido por “saiu”. Há também o caso do Forza Motorsport 4, onde a frase “Split Time” no Brasil virou “Dividir”.

As empresas têm cinco dias úteis para se manifestarem e, se as falhas persistirem, vamos pedir a intervenção do Ministério Público,” declarou Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE. "É obrigação [de Warner e Microsoft] tornar público tais erros e resolvê-los, inclusive através de recall."

Por enquanto nem Microsoft nem Warner se pronunciaram sobre o caso, muito menos acenaram com atualizações que corrijam o problema, o que é bastante curioso, já que na época do lançamentos dos jogos a localização é utilizada como uma maneira de vendê-los.

Em outra oportunidade quando defendi os jogos traduzidos por aqui, fui criticado por algumas pessoas que preferem jogar em inglês ou que não gostam das dublagens. Mesmo assim continuo achando que o consumidor brasileiro merece ter seus produtos localizados (com qualidade) e espero que essa situação sirva para que o trabalho seja feito com mais cuidado das próximas vezes.

[via UOL Jogos]

relacionados


Comentários