Ameaça Inexistente do Dia: QR Codes Maliciosos Malignos do Mal

qrdomal2

QR do Mal - não escaneie

O QR Code é aquela solução à procura de um problema criada em 1994 e que ninguém usa. Aqui no MeioBit falamos disso pelo menos desde 2008 passando por 2010 e mais recentemente, 2011. Continua algo que só chama atenção em agências de propaganda descoladas que garantem ao cliente que o consumidor VAI parar diante do cartaz, ler as instruções, instalar a App no celular e então escanear o QR Code, para então ser levado a uma outra URL.

Faria sentido antes do TinyURL e do Migre.me. Hoje a realidade é que ninguém usa essa porcaria, quando em raríssimos momentos temos que fazê-lo, o resultado é decepcionante e o processo tedioso.

Então temos: Uma tecnologia que ninguém usa, pouca gente conhece e está disseminada em tudo que é celular. Prato cheio pra alarmismo. Melhor que celular causando câncer!

O resultado natural é descrito neste artigo da PC World, Segundo a AVG, fabricante de antivírus, Hackers do Mal adquiriram tecnologia para criar seus próprios códigos QR (não ria) e estariam utilizando os recursos para fazer com que os usuários incautos enviassem SMSs premium para números no exterior, e até acessassem URLs que baixariam arquivos maliciosos.

OK, vamos lá. O sujeito COMEÇA sem sequer ter noção do alvo. “celular” pode ser um Nokia 3310 ou um iPhone 4S. Nenhum vai enviar um SMS automaticamente sem você confirmar. NENHUM vai baixar um arquivo e instalar sem vários OKs.

Se for um iPhone você sequer conseguirá instalar algo fora da App Store. Um Android até vai mas vai chiar (com razão) pedindo um monte de permissões de acesso. Symbian, idem. Blackberry, quem se importa?

Não estou dizendo que não há riscos, há muita coisa maliciosa por aí e em 2006 passei por uma experiência curiosa, quando tentaram contaminar meu Nokia 6600 num bar, via Bluetooth. Só que de lá pra cá continua valendo a regra: Pro sujeito cair nesses golpes tem que ser muito mané, a não ser que seja algo baixado de uma fonte até então confiável, como as 100 Apps maliciosas que o Google removeu do Android Market em 2011.

O cenário tende a piorar, mas é complicado quando ameaças fantasmas desviam a atenção para problemas reais.

Relacionados: , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • Hackers do Mal adquiriram tecnologia para criar seus próprios códigos QR (não ria)

    Não deu para evitar… eu ri 😀

  • Anônimo

    Onde será que esses hackers conseguiram essa tecnologia alienígena capaz de criar QR Codes? #sarcarmo

    Eu acho QR codes muito úteis, principalmente pra instalar apps no Windows Phone.

  • Anônimo

    “Uma tecnologia que ninguém usa”
    Isso na aplicação que você citou, de colocar em revistas ou outdoors, porque como substituto de código de barras, é uma benção. Vários produtos que desenvolvemos onde trabalho usam esses códigos na etiqueta, e tem espaço para colocar muitas informações interessantes, como endereços MAC, número de série, revisão, e automatizar toda a linha de produção.
    Existe um mundo vasto lá fora.

  • Xiko do Couto

    Só você pra me fazer baixar extensão QRReader pra Chrome e me traumatizar ao mesmo tempo.
    “Ele avisou, ele avisou…” #twitterfeelings

  • Hollander

    EPA! Dá para sentir prazer ao dar o QR?

    • Nada escapa à regra 34. Nada.

      • Keaton

        “Rule #34: there is pr0n of it. NO EXCEPTIONS.”

        Nunca vi pr0n de QR Codes, logo eles não existem.

        • Veja se o QR Code que o Cardoso colocou aqui não é uma sacanagem.

  • Cardoso… vc me paga ¬¬
    ô QR do capeta! AuHAuAH

    • EU AVISEI!

      • Pierre Lehnen

        Como você conseguiu essa avançada tecnologia, para criar aquele código QR?

        • Keaton

          encoder: www racoindustries com/barcodegenerator/2d/qr-code.aspx
          decoder: zxing org/w/decode.jspx

        • Eu sou ráquer!

    • Anônimo

      PQP! Depois desse QR eu acho que vou ter pesadelos. Hêhêhêhêhê

  • Junior Predador

    Senhorrr eu sempre achei o QR Code útil e seria mais útil se todos tivessem no celular como em um cartão de visitar um QR code com um contato já pronto com nome, telefone, email, etc, etc a uma foto de ser adicionado aos contatos mas depois de ver seu QR Code do mal eu desisto da tecnologia.

  • “QR do Mal – não escaneie” eheheheheeh,Japinhas do cardoso..

  • Eu uso QR Code o tempo todo. Sempre que estou lendo algo que quero continuar no celular, gero a QR da URL (ou do texto, ou da imagem, ou do link, o que for) através de uma extensão do Firefox e voilá!

    Além disso o QR Code pode armazenar informações interessantes, como por exemplo o vCard de um contato. O uso disso em cartão de visitas pode ser interessante. 😉

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Adidas, Cupom de desconto Submarino, Cupom de desconto Americanas, Cupom de desconto Casas Bahia