Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Canon Powershot G1X

Canon Powershot G1X

12 anos atrás

Acho que somente agora a indústria da fotografia digital está chegando ao seu amadurecimento. Quando fotografávamos com filme era normal existir apenas uma câmera fotográfica na família, pois as mesmas eram caras. Mas, todas estas câmeras fotográficas eram full frames (termo que nem usávamos na época), pois todo mundo usava o mesmo tamanho de filme (independente da marca ou tipo). Você podia ter uma compacta de qualquer marca e abastecer ela com filme fotográfico profissional. Com a revolução digital, os equipamentos ficaram mais baratos, mas a qualidade caiu muito. O abismo entre uma reflex e uma compacta é muito grande. Notando que existem pessoas que pagariam caro por qualidade em um equipamento compacto, os fabricantes começaram a investir em câmeras compactas de alto desempenho. E deu certo.

A linha micro-quatro-terços começou a brincadeira e passou por outras câmeras mirrorless até chegar ao modelo que eu acho perfeito, a Fuji Finepix X100. Uma compacta com sensor APS-C e lente fixa com cara de câmera rangefinder. O preço é absurdo para o padrão de câmeras compactas (e até para algumas reflex), mas vendeu muito. Agora é a vez da Canon entrar neste mercado tomando a mesma decisão acertada. Uma câmera pequena, com grande poder de fogo e pouco zoom ótico. Tudo para deixar o principal, a qualida de imagem, em um patamar mais que ótimo. A Powershot G1X chega com um sensor CMOS de 14 megapixels e com 1.5 polegadas de tamanho. Pouca coisa menor que um sensor APS-C. O visual da câmera é muito parecido com a linha G de compactas da Canon. Eu gostei das linhas retrô do equipamento.

Como características técnicas, além da resolução máxima, temos uma lente com 4x de zoom ótico (equivalente a uma 28-112mm) e com abertura de diafragma em f/2.8-f/5.8. Gostei da abertura máxima em grande angular, mas achei uma lente meio escura na posição de tele. A câmera possui visor LCD articulado com 3 polegadas, pode fazer até 4,5 fotos por segundo no modo contínuo (tanto RAW quanto JPEG), grava vídeos em Full HD com som estéreo e o ISO nativo do equipamento fica entre 100 e 12800. O fato da ótima resolução, o grande sensor e a sapata hot shoe para flash externo levaram a Canon a anunciar o equipamento como sendo a primeira compacta que pode ser utilizada profissionalmente. Será?

A Canonliberou imagens em resolução máxima da nova câmera. O que foi mostrado realmente impressiona. O blog Foto Actualidad fez uma comparação entre o tamanho do pixel da Powershot G1X e de outras câmeras do mercado. O pixel da Canon com 14 megapixels mede 4.29μm enquanto da Nikon V1 com 10MP mede 3.38μm, da Fujifilm X10 com 12MP mede 2.2μm, da Panasonic GX1 com 16MP mede 3.77μm e da Nikon D7000 com também 16MP mede 4.78μm. Como sabemos que o tamanho do pixel é muito importante então vemos que aqui a briga é de gente grande.

A nova PowerShot G1X vai chegar ao mercado em fevereiro ao preço de US$ 799.00.

relacionados


Comentários