Confirmado: Usar o XBox 360 com a nova dashboard é muito melhor

dori_met_07.12.11

Desconsiderando as mudanças no design do próprio aparelho, quantas vezes uma fabricante pode reinventar seu console? Quando há alguns anos a Microsoft fez profundas mudanças da dashboard do Xbox 360, parecia que o aparelho seguiria com aquela interface até o fim, mas com a chegada do Kinect a empresa de Redmond percebeu que a Metro se encaixaria muito melhor com a utilização sem joystick e liberou ontem uma atualização que novamente altera bastante a forma como usamos o videogame.

Após utilizar a nova dashboard por alguns minutos, tanto com o controle quanto com o Kinect, confesso que a sensação inicial é estranha. Não porque o sistema não funcione corretamente, pelo contrário. O problema é que se trata de um interface muito diferente, mas com uma utilização extremamente mais intuitiva, o que acontece também devido ao design mais sóbrio que o anterior.

Por falar em visual, impressiona o trabalho realizado pela Microsoft. A nova cara do Xbox 360 é belíssima e extremamente agradável, eliminando topo tipo de artifício desnecessário e agora as informações ficaram muito mais fáceis de serem encontradas.

Já entre as novas funções estão uma melhor integração com os comandos de voz, nos permitindo navegar entre as abas ou realizar buscas através do Bing apenas dizendo o que desejamos, o que é algo fantástico para os norte-americanos, que por exemplo, podem encontrar todos os episódios da sua série favorita rapidamente ou adquirir um álbum sem dificuldades.

Além disso, há a possibilidade de compartilharmos manualmente nossas conquistas através do Facebook, mas infelizmente não consegui descobrir se novos achievements são publicados automaticamente na rede social, como acontece no Playstation 3. Ainda sobre o Facebook, agora também podemos publicar lá quais os títulos que temos interesse em jogar com outras pessoas.

Porém, a função que merece mais destaque e elogios é a possibilidade de armazenarmos nossos saves na nuvem. No total temos 512MB a nossa disposição, espaço mais do que suficiente para fazermos backup do progresso de nossos jogos e nos testes que realizei, apenas um jogo (Ninja Blade) não me permitiu gravar uma cópia nos servidores da empresa, me obrigando a movê-lo para lá, o que consequentemente o apaga do console e é uma pena não termos uma opção para salvarmos apenas os saves dos games todos de uma vez.

Se uma pessoa que nunca teve contato com um Xbox 360 colocar as mãos nele agora, provavelmente não dará muito valor à nova dashboard, mas se você possui o console desde o início, provavelmente concordará que ele nunca teve um interface tão bonita e funcional.

Relacionados: , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Marllon Simoes

    Como vc faz pra conseguir essas coisas antes de todo mundo? Fiquei conectado a noite toda esperando um update e até agora nao consegui…
    Com relação a interface aká metro style, o uso dela no windows 8 (DP) e no HTC Ultimate (não tenho um, mas já fiz vários testes) é bastante intuitiva e acredito piamente que a sensação de usá-la sem um controle (caso do windows, pois meu note nao tem touch) ou sem toque (caso do smartphone) deve ser muito mais agradável, alem da sensação de controle sobre o console, já que vc determinar comandos em voz para ele. Consegue dizer se será um sucesso já na primeira impressão? Tem algum ponto negativo que valha a pena ressaltar aos pobres mortais que ainda nao tiveram acesso à nova interface?

    • Pode ser porque minha conta é US, não sei se já saiu aqui no Brasil. Quanto a ponto negativos, talvez apenas a falta de algumas funções no Brasil e os comandos por voz ser em inglês.

  • Anônimo

    Lembrando que essa atualização libera Netflix na Live BR

  • Reny Netto

    Tb não consegui fazer update! =/
    Liguei o xbox, nda…fiz teste de comunicacao com a xlive via wireless e cabo e nda! =//
    vou tentar hj denovo!

    • Talvez a atualização esteja sendo liberada aos poucos.

  • Eu to usando com o Kinect, tá MUITO legal agora 🙂

  • Gustavo Nigre

    algum de vcs tem o xbox destravado e fez a atualizaçao?

  • Anônimo

    Essa dashboard é simplesmente fantástica. Linda, leve e solta. A Microsoft realmente está arrebentando nesse novo paradigma de navegação e design.

  • Marllon Simoes

    Eu vou tentar hoje novamente. Deve ser alguma coisa de região ou seila… Tentei com meu perfil que eh BR e da minha esposa que eh US… nenhum dos 2 funcionaram… Anyway, algum dia chega pra mim tbem 😉
    Obrigado pelas respostas

  • Eduardo Mendonça Gonzaga Sampa

    sera que no fim de dezembro ja vao ta vendendo xbox com essa dashboard direto?

  • Sou novato com o xbox, tenho há pouco mais de 20 dias, mas até agora não aprendi a usar o comando de voz.
    Alguém poderia me ajudar respondendo apenas 3 perguntas? 1a) comando de voz em ingles ou portugues? 2a) tem alguma lista de comandos no manual (que não li por sinal) 3a) tem que habilitar em algum menu?
    Valeu a que puder ajudar.
    Quanto ao novo visual, pude atualizar hoje e achei mais atrativo do que o anterior. É uma pena que não tenho gold para poder testar o netflix e o facebook. Com uma net de 10 mb seria interessante testar o netflix…
    Alguem sabe me dizer se há diferença entre o gold americano e o gold brasileiro? Como comprar o americano? Estou tentando achar uma maneira e nada até agora (isso porque me disseram que o americano tem mais coisas e outras vantagens)…

    • Opa, respondendo suas perguntas:
      1- os comandos são em inglês;
      2- quando você fala “XBOX” aparecem as opções na tela;
      3- Tem que habilitar nas configurações sim, em Kinect Settings.

      Os comandos de voz só funcionam se seu console estiver com o idioma inglês selecionado, o problema é que se vc possui o Gold BR o idioma sempre será PT-BR.

      Na live americana existem mais jogos on-demand e eles são mais baratos tbm MAS, você precisa estar lá para baixá-los (a maioria das demos dá pra baixar do BR), ou fazer uma VPN simulando um IP americano.

      Isso aí mano, qualquer coisa grite xD

      • Só duas correções, não é preciso que o Xbox esteja em EN-US, o meu está em português e os comenados por voz funcionam.
        E são poucos os jogos (bem poucos por sinal) que não podem ser comprados aqui do Brasil se usarmos uma Live US, sendo que quando isso acontece, é apenas nos Games on Demand.

        • Exato, mas por sua Live ser US os comandos de voz são habilitados automaticamente, enquanto na Live BR não consigo, apenas se eu deslogar.
          Quanto a restrição por área acho que não fui claro; mesmo tendo uma Live US não conseguimos baixar os jogos estando no Brasil, somente simulando um IP US, pelo menos nunca consegui.

          • Claro que não, minha Live é US e compro jogos lá direto. Como disse, apenas alguns Games on Demand e certas demos são bloqueados para cá, aí sim teria que usar um IP de lá, mas são pouquíssimos.
            Para jogos da Live Arcade, nunca tive problemas.

          • Claro que não, minha Live é US e compro jogos lá direto. Como disse, apenas alguns Games on Demand e certas demos são bloqueados para cá, aí sim teria que usar um IP de lá, mas são pouquíssimos.
            Para jogos da Live Arcade, nunca tive problemas.

          • Hmmm devo ter tido azar qdo comprei os meus então xD (on demand, nunca comprei arcade)

      • Eles só bloqueiam jogos on-demand? Posso comprar jogos arcades com uma conta americana depois dessa atualização?

        • Cara, isso já não sei hein…

        • Depois da atualização não comprei nada por lá, mas antes os Live Arcades eram liberados para os brasileiros e não acredito que algo tenha mudado. E repito, apenas alguns Games on Demand são bloqueados na Live US para nós.

        • Depois da atualização não comprei nada por lá, mas antes os Live Arcades eram liberados para os brasileiros e não acredito que algo tenha mudado. E repito, apenas alguns Games on Demand são bloqueados na Live US para nós.

  • Sinceramente: A dashboard pra brazucas veio apenas para reorganizar as opções. Todos os benefícios oferecidos pela atualização não estão disponíveis para a LIVE BR, portanto todas as maravilhas descritas aqui neste tópico apenas são acessíveis aos gringos. Ou seja, grande merda!

  • Anônimo

    Bom dia Dori.
    Estou entrando no mundo do Xbox e aos poucos me familiarizando.
    Li que sua conta Live é US, e pelos comentários de outros usuários, parece ser mais interessante ter uma conta US do que uma BR.
    Como vc conseguiu fazer seu registro US?
    Grande abraço.
    Luis Fernando.

    • Você terá que usar um endereço norte-americano, mas como a minha conta é antiga, não sei se criar uma por lá ainda é possível.

  • Jefferson Santos

    Realmente com a nova interface fico muito mais bonito, assemelhando cada vez mais com o windows 8 que tenho instalado na minha máquina, vou comprar outro xbox no próximo final de semana e já pedirei que façam a nova atualização ….

  • Muito boa sim a nova dashboard do Xbox show do milhão

  • como colocar essa nova dashboard

    • Matheus essa nova dashboard para coloca é muito facil voçe quando for iniciar o console e tantar entrar na Live cara vai ta lar surgiu uma nova atualizaçao da Live deseja continuar voçe coloca sim ai espera ate terminar ai reinica sozinho o seu console ai tera´a nova atualizaçao a demora um pouco ta mais ai vale apena

  • nick gato

    Eu atualizei meu xbox com essa dash 14699 mais não consegui rodar jogos como call of duty MW3.o qi eu tenho qi fazer para poder rodar esse jogo?

    • Seu console é original bloqueado e tals?

      • nick gato

        Meu console é desbolqueado…me falaram qui essas dashs baixadas da internet são fantasmas e que para actualizar meu xbobx teria que pagar para um tecnico atualizar,mais o engraçado é que meu xbox veio com a dash 12522 e não rodava jogos como F1 2011 e pes 2012 ai eu baxei a dash 13604 e atualizei meu console depois disso os jogos rodaram, por isso estou na duvida pq a dash 14699 não rodou o MW3,se poder esclarecer minha duvida eu agradeço, vlw!

        • Então mano, é isso mesmo, pra instalar uma versão “desbloqueada” tem que ser em lugares que desbloqueiam consoles, pois estas versões são modificadas para isso.

          • nick gato

            Ah entendi vlw ai em parcero!

  • Amei a nova dashboard

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja