Meio Bit » Arquivo » Mobile » CEO do Opera: Domínio .mobi é uma grande perda de tempo

CEO do Opera: Domínio .mobi é uma grande perda de tempo

17 anos atrás

ceoopera.jpgJon S. von Tetzchner, CEO do Opera declarou que a iniciativa de criação de um Dómínio de Primeiro Nível (ou Top Level Domain, no original) para dispositivos móveis, o chamado .mobi é uma "completa perda de tempo".

A iniciativa, que conta até com um website oficial, pretende que os produtores de conteúdo criem sites específicos para dispositivos móveis, pois em sua maioria a quantidade de informação e o layout dos sites convencionais são inadequados para telas pequenas.

O problema é que isso gera duplicação de esforços. Antigamente era comum websites com várias resoluções, um para 640x480, outro pra 800x600. Muito ineficiente.

Disponibilizar conteúdo em diversos formatos, para dispositivos diferentes, em websites diferentes cai no mesmo problema. Você tem que gerenciar um site .mobi para celulares e PDAs, um site .geladeira pra sua geladeira com Internet, um site .cylon para sua andróide loura malvada. É uma perda de tempo.

Os browsers hoje estão mais inteligentes, nos dispositivos móveis. Os próprios sites também. Detectam sozinhos que o acesso é via equipamento móvel e disponibilizam uma versão mais leve. pombas, o Opera permite inclusive que você o disfarce de um browser de verdade no PDA, para acessar as versões completas dos sites...

Jon está certo. Diria ainda que o domínio .mobi é uma solução à procura de um problema.

Via SciFi Tech


Technorati : mobi, opera

relacionados


Comentários