Nikon SB910 agora é oficial

Assim como os rumores estavam apontando como certo, a Nikon anunciou oficialmente o lançamento do seu novo flash top de linha, o SB910. Em comparação com seu antecessor algumas novidades são bem vindas. A primeira é o design do equipamento. Eu nunca gostei muito do desenho dos flashes da Nikon, mas o SB900, e agora o SB910, estão muito bonitos. O novo flash teve algumas mudanças nos comandos da parte de trás e o menu foi simplificado para ficar mais amigável para os usuários. A principal mudança é a existência de um botão escrito Menu para acessar as funcionalidades do flash. Aliás, estava na hora de pensarem nisso. Um iniciante que pega um flash destes na mão, e estou falando dos equipamentos da Canon também, não tem idéia do que fazer com os botões básicos. Também chama a atenção o enorme visor LCD encontrado no equipamento.

Agora, o que todos estavam esperando mesmo, é o novo sistema de proteção contra o super-aquecimento. O modelo SB900 simplesmente desligava quando o flash aquecia. Está é uma forma de proteger o equipamento e aumentar a sua vida útil, mas é muito complicado quando isso acontece com o fotógrafo profissional no meio de um serviço. Por conta disso várias críticas inundaram a internet contra esta característica do flash da Nikon. Agora o sistema simplesmente atrasa a reciclagem da carga para amenizar o aquecimento. Em vez de termos um flash desligado teremos um flash mais lento. Outra funcionalidade são filtros que vão ajudar no ajuste do balanço de branco para lâmpadas de tungstênio e fluorescentes. O flash avisará a câmera automaticamente quando estiver usando os filtros e toda a operação será regulada pelo balanço de branco do equipamento também. Gostei disso.

Fechando o pacote, o SB910 se adaptou ao mundo DX e FX da Nikon e traz medidas diferentes para o zoom da cabeça. O número guia do flash é de 34 em ISO 100 e 48 em ISO 200. O zoom da cabeça fica compreendido entre 17-200mm para o sistema FX e 12-200mm para o sistema DX. Assim como os filtros, o flash se adapta automaticamente aos sistemas assim que é colocado na câmera.

O novo SB910 deverá estar disponível já em dezembro e o preço estimado é de US$ 550,00.

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar
  • Anônimo

    Vix.. um colega tem um SB 900. O bixo esquenta mesmo e desliga. Até cogitamos a hipótese de trocar uma parte do encapsulamento plástico por um de metal, ou colocar um mini cooler na plaquinha do flash (já que ela esquenta pra caramba também) mas ficamos com medo de destruir o bixo 😛

  • Esse é show!

  • A Nikon sempre a frente das demais. Parabéns!!! Parabenizo também a matéria, muito boa e explicativa. Quanto ao super aquecimento do SB-900, confesso que já fui refém deste problema, mas uma única vez. Aprendi como usá-lo de forma mais profissional e passei a trabalhar em manual e, em alguns casos, em modo automático Pronto. Problema resolvido! Nunca mais tive problemas de aquecimento. Outra dica: Não é o flash que comanda. Quem comanda é a câmera. Ajuste o ISO e a Abertura corretas e deixe o SB-900 em automático e verá que suas fotos ficarão incríveis. Espero que tenha ajudado. Abraço a todos e boas fotos.

  • Sou feliz com meu SB800 velho de guerra.. Nunca me deu problema.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja