Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Rapidinhas do Mundo da Fotografia - Part II

Rapidinhas do Mundo da Fotografia - Part II

12 anos atrás

Mais um punhadinho de coisas que estão acontecendo pelo mundo da fotografia. Vejam os principais destaques:

- Divulgado Flange Back do sistema Nikon 1 - como algumas pessoas já tinham chutado este número, então o anúncio não é tão surpreendente assim. A Nikon deu duas informações oficiais sobre seu sistema mirrorless. O primeiro é que o tamanho do pixel do sensor fica na casa de 3,4 mícron. O segundo é que o Flange Back, distância entre o encaixe da lente e o plano focal, é de apenas 17 mm. Este é o segundo menor entre as câmeras mirrorless. O menor é o da Pentax Q que fica em 9,2 mm. Apenas comparando, o da Sony NEX é de 18mm e das câmeras micro-quatro-terços fica em 20mm. Tenho absoluta certeza que esta é uma notícia que vai mudar sua vida completamente;

- A kodak e a crise financeira - depois de atingir o menor valor de mercado de sua história, finalmente começou a acontecer o que todo mundo já esperava. A gigante americana começou a vender suas divisões voltadas para a fotografia digital. A primeira a entrar na faca foi a divisão de fabricação de sensores fotográficos. Quem comprou a fábrica foi a Platinum Equity que, segundo dados não confirmados, pagou apenas 200 milhões de dólares pela transação. No pacote, além de toda a tecnologia para produção de sensores, está incluída uma fábrica no Eastman Business Park em Rochester NY. Muitos grandes fabricantes de câmeras fotográficas começaram no ramo utilizando sensores da Kodak. Atualmente só a Leica mantinha a utilização em suas câmeras Top de Linha.

- Olympus olhando para o abismo - ao que parece, pelo andar da carruagem, a Olympus está prestes a ser defenestrada do mundo capitalista. Tudo começou com a demissão do presidente da empresa Michael Woodford que logo saiu fazendo um monte de denuncias sobre irregularidades no caixa da empresa. Depois de trocas de declarações e acusações o atual presidente da empresa, Shuichi Takayama, veio a público e admitiu que nos últimos 20 anos a empresa praticava manobras financeiras e divulgava relatórios falsos para mascarar os constantes prejuízos. O anúncio foi suficiente para causar uma queda de 30% no valor das ações da empresa, isso porque já vinham caindo desde o começo de todo este rolo. Além de causar sérios problemas jurídicos com acionistas, o fato de falsificar os relatórios de lucros pode levar a empresa a ser expulsa da bolsa de valores. Dias negros esperam pela Olympus.

- Lighroom 3,6 e ACR 6,6 Releases Candidates - e a Adobe continua sua política de atualizações de seus softwares de conversão de arquivos RAW. Claro que eles precisam ser tão rápidos quanto os fabricantes. Já estão disponíveis no Adobe Labs as versões de teste (release candidate) do Adobe Camera RAW 6,6 e do Adobe Ligtroom 3,6. As novas versões trazem compatibilidade com as câmeras Canon PowerShot 100, Nikon 1 V1, Nikon 1 J1, Panasonic Lumix GX1 e Samsung NX5. Como alguns blogs do velho continente já apontaram, a Fuji X100 continua de fora. Mas, a Fuji e a Adobe devem ter algum problema pessoal não explicado ainda. Para baixar as versões de teste é só dar um clique aqui.

- Tamanho é Documento - finalizando este texto temos aqui o lançamento do site Camera Size que tem por objetivo apenas comparar o tamanho e o peso de duas câmeras. Se você acredita que quanto maior melhor ou que câmeras menores são o que você precisa, então o site será o seu melhor companheiro durante as compras. Vale a pena dar uma olhadinha. Interessante é comparar uma câmera modesta como a Nikon D700 com o lançamento Nikon 1.

relacionados


Comentários