Digital Drops Blog de Brinquedo

Programa WSYP – A Microsoft compartilha de seu sofrimento

Por em 31 de outubro de 2006
emIndústria
Mais textos de:

  • Fabio Luiz

    Achei muito engraçado!!! Principalmente porque é importante saber rir dos próprios erros. Mas uma coisa passou pela minha cabeça eu não posso deixar de dizer. Seria muito mais engraçado ver esse vídeo se o sistema operacional deles fosse de graça. Porque eu não me importaria muito de ver meu sistema operacional falhando se eu tivesse recebido-o sem pagar nada. Mas penso sobre quanto custa uma cópia do Windows e vejo que a própria equipe que o faz ri do que passam os usuários de seu sistema e concluo: esse vídeo deve ser bem mais engraçado para eles do que para nós.

    Deve ser porque estão tirando sarro de quem compra os produtos deles, de quem paga por um sistema operacional para ver uma caixa com uma mensagem de erro. É a mesma risada que o Bill Gates dá em cada apresentação do Windows quando ocorre um travamento. Um pensamento interior como “riam idiotas, riam pois em dois meses vocês estarão comprando um sistema que travou em sua apresentação ao público e eu ficarei cada vez mais rico”. Ao ver funcionários da MS fazendo piada com os erros do sistema pensei isso. Eles estão rindo porque o sistema é assim e vai continuar sendo e todos eles vão continuar ganhando seu dinheiro.

    Penso em qual seria a reação do público de os engenheiros da Firestone e da Ford aparececem em um vídeo fazendo piadas sobre os erros de projeto que levaram aos acidentes com as Explorer anos atrás nos EUA. Ou se médicos aparecem fazendo piadas sobre erros cometidos em mesas de cirurgias. Será que riríamos junto com eles ou ficaríamos indignados? Ah… mas programadores de computador da Microsoft não tem as mesmas responsabilidades que engenheiros ou médicos, certo? Certo! Ainda bem! Para essas profissões é melhor termos pessoas que se envergonhem de seus erros e busquem corrigí-los, eu acho.

    Só fico me perguntando como comunidades feitas de voluntários conseguem produzir coisas tão boas quanto, às vezes melhores que, uma das maiores empresas do mundo. Talvez seja pela postura. Talvez.

  • http://[email protected] Anônimo

    Fábio, o grande problema das comunidades é justamente não aprender a rir dos próprios erros, e sim ocultá-los para debaixo do tapete.

    O fato do programa A ou B ser de graça não é motivo para ele ter imunidade diplomática, pelo contrário. Se não há um compromisso formal entre as partes, é mais fácil ainda o usuário se afastar em caso de erro.

    A facilidade com que os designers descartam o GIMP após testá-lo é um exemplo. Se fosse um programa pago, como o Photoshop, essa decisão seria bem mais pensada.

    A risada do Bill nos travamentos é o mais clássico riso nervoso, nunca vi ninguém sugerir outra coisa, você foi o primeiro. Quer começar uma conspiração?

    • Fabio Luiz

      Não… conspiração não. Só tenho dificuldades em entender como uma empresa faz um produto que há 11 anos falha vergonhosamente na primeira aparição pública de cada versão a ponto de deixar seu presidente (o homem mais rico do ocidente) rindo nervoso e ainda continua líder de mercado.

      Quando o Mercedes Classe A capotou no teste do alce na Europa você não viu engenheiros fazendo piada. Quando a BMW Touring 325 capotou em um slalon com o CEO da empresa dentro você não viu ninguém na empresa rindo do fato pq todo mundo sabia que aqueles acontecimentos teriam impacto nas vendas. E tiveram. Se a MS tivesse concorrentes ou se o mercado olhasse para os lados e o Windows estivesse perdendo mercado duvido que a Microsoft fizesse piada sobre o fato. É exatamente porque sabemos todos que é comum um MS Windows trabalhar mau que rimos desse tipo de coisa. Sim, eu ri muito. Mas não acho que um diretor do Itau ria quando um caixa eletrônico operado por Windows está fora do ar (eu tenho uma foto) pq o cliente dele está descontente e o banco está deixando de fazer dinheiro. Aposto que pra ele esse tipo de piada tem bem menos graça.

      Como eu disse, é sim importante rir dos próprios erros, mas eu acharia mais digno se, por US$ 300 a cópia do Vista, ela estivesse fazendo algo mais do que isso. Há pouco tempo o Windows Media Center travou quando conectado à uma máquina digital em uma apresentação pública, exatamente como o ME, o 98 e o 95 haviam feito. Continua acontecendo por anos, pode ser uma boa piada, pode ser incompetência. Fico feliz que o software que opera os computadores dos aviões da Boeing e da Airbus não usem sistemas Microsoft, já imaginou?

      Aliás, eu escrevo software para operar máquinas industriais. Muito diferente, graças à Deus, de escrever sistemas operacionais de milhões de linhas de código. Na verdade meus programas raramente chegam à 12KB. Só que seu eu pisar na bola alguém pode perder um membro ou até a vida. Quando descobrimos um bug é uma correria danada pra colocar as coisas nos devidos lugares. Não costumo rir quando meu software dá problemas, pq geralmente meu cliente está perdendo dinheiro quando isso acontece. Uma falha no Windows dificilmente vai tirar um pedaço ou a vida de alguém (possibilidade muito pouco provável já que não conheço alguém louco o bastante para colocar Windows em hardware de missão crítica, até pq esse sistema não foi projetado para isso). Mas uma falha no Windows provavelmente significa que alguém está perdendo dinheiro. Eu ficaria muito desapontado se, enquanto eu perco dinheiro, meu fornecedor ri e faz piadas, principalmente se for culpa dele. Mas cada um faz com seu dinheiro o que quiser, não é?

      • http://[email protected] Anônimo

        Fábio, por essa sua lógica todas as brincadeiras com Microsoft, as gracinhas com tela azul, os “Rwindows” e piadas que o pessoa do Linux faz são de péssimo gosto.

        Alguém faz piada com acidentes de carro, com mortes em tragédias? Pois é…

        Muito feio ficar brincando com algo que causa danos e prejuízo.

  • http://brazucadekimono.blogspot.com Musashi_DJ

    Relaxa galera, se rir do próprio mau é sinal de bom humor, imagine do mau alheio.

    ———–
    Reuse, reconstrua, recicle, simplifique, esclareça economize.

  • Ricardo Bicalho

    Na verdade eu encarei como rir do próprio erro para fazer melhor. Poxa, quem programou qualquer coisa além de um Hello World sabe que esse tipo de coisa acontece.

    Estou morrendo de rir aqui. O vídeo é excelente. Agora, imagine alguém fazendo um vídeo sobre uma distro Linux sendo invadida por um rootkit. Flames e brigas ao invés de risos.

    Não há nada disso. A MS não é o bicho-papão malvadão da mesma forma que a RedHat e a Novell não são uma quitanda.

  • Zmaster

    Prezado frequentadores deste ilustre Site,

    Já faz um bom tempo que deixei um comentário aqui sobre outro assunto, mas neste momento gostaria de expressar sobre a notícia exposta acima.

    Por um lado é perfeitamente justo, um setor da empresa expor de uma maneira “engraçada e descontraida” acontecimentos e fatos referentes aos produtos desenvolvidos, tratados é claro como uma proposta de alerta ao responsável(programador) do problema ocorrido.

    Mas como nosso amigo falcon_dark expos, a parte engraçada é da situação e não do erro.

    Mesmo a grande maioria de nós utilizarmos os produtos da Microsoft em peso, mais por falta de opção equivalente, isso não justifica que a mesma, durante mais de 2 décadas, não aprenda a desenvolver um produto que não apresente erros grosseiros, pois na verdade todo software pode apresentar um BUG, mas do jeito que a Microsoft trata, sempre com os vexames em público, das suas brechas de segurança (Queijo Suiço) e das políticas de monopólio(medo)?

    Os mais afoitos irão me dizer que o Linux é um concorrente a altura, com recursos e ferramentas até superiores em certos casos ?

    Em partes eu concordo, mas eu sinto a Morte do Linux próxima, em relação ao usuário, devido principalmente não ao sistema em sí, mas o modo que estão desenvolvendo.

    O LINUX está ficando um jumento de lento, totalmente fora da proposta inicial de ser leve, rápido e portátil a qualquer equipamento mais modesto.

    Antes um simples 486Dx dava conta do recado, hoje você até instala, mas a perfomance é desprezível. AGora me diz , porque mudança de rumo tão forte? Desculpa por dizer que as máquinas atuais dão conta do recado, ou seja, no entender é se vira nos 30!

    Isso também vale para a Microsoft, que somente da mudança do Win98 ao XP que realmente houve avanços, nada espetacular, mas houve, e mesmo assim ocorrem problemas e situações inaceitáveis.

    A Microsoft está somente interessada no $$$, como toda empresa, mas a mesma é mais feroz, porque o usuário ficou escravo dela e teme que uma represália possa atrapalhar no seu dia-a-dia e na carreira profissional.

    O vídeo considerei engrançado para quem é programador e de mal gosto para o usuário, porque expressou um intensão em dizer que haverá sempre erros no sistema, considerando assim que não estão fazendo um bom trabalho, na verdade remendando tudo.

    Jamais veremos um produto Microsoft em sistemas que têm que garantir a segurança de vidas reais, e se tiver “Que DEUS OS PROTEJA”, fique longe.

    Mas convenhamos, o stress causado por uma Tela azul ou BUG bem na hora de um trabalho sério é tao irritante e perigoso(infarto, etc) que um acidente de carro, que neste caso não é engraçado.

    Ironia do mundo é que o Personagem mais rico do planeta está no topo e ainda oferece produtos inferiores a seu Status financeiro e ainda mais não têm um espírito oriental, porque se uma empresa japonesa erra da maneira grosseira que o Ocidental faz, ele preferem a morte do que a vergonha da incompetência.

    Cito também o caso do Google, que na minha particular opinião é febre e não inovação, uma possível bolha que teima a estourar, devido a seu mecanismo de busca não ser tão preciso assim, já todo puluido com robots, mas como sua estratégis é comprar e comprar, porque quando o cinto apertar de lado afrouxa de outro.

    Até mais

  • jorgewagner

    A Telemar, Telefônica e correlatas bem que poderiam adquirir este CRM.

    – Quero cancelar minha linha.
    – Só um instante que vou estar transferindo sua ligaaaaaaaçãããããããooooooooooooo.

    • http://[email protected] Anônimo

      Eu ADORARIA ter um desses que mandasse 10.000 Volts pro atendente da Telemar que insistia “senhoooorrr.. por favor reinicie seu computadooor” enquanto eu repetia “um caminhão desceu a rua e arrancou TODOS OS FIOS do poste. Que parte de CAMINHÃO, POSTE, FIOS você não entendeu?”

      Sério, tive que falar com o suporte de 2o nível, para mandarem um técnico para consertar os cabos.

      • http://brazucadekimono.blogspot.com Musashi_DJ

        NAm inha rua quando puseram a nova fiação para ter ADSL só faltou eu rebocar um instalador para ver que eles haviam deixado a minha linha desligada a caisa que foi largada aberta ainda por cima.
        ———–
        Reuse, reconstrua, recicle, simplifique, esclareça economize.