Meio Bit » Arquivo » Internet » Microsoft e Firefox destruindo nichos de mercado

Microsoft e Firefox destruindo nichos de mercado

17 anos atrás

No auge do Windows95 um programinha muito requisitado era o Norton Crashguard, que evitava que o sistema inteiro fosse pro beleléu quando aparecia uma inevitável tela azul. Com o 98 o Crashguard já se tornou obsoleto. Com o 2000 então, nem sequer funcionava.

Existem categorias inteiras de softwares que são atropeladas por melhorias nos sistemas operacionais ou em outros programas. Se por algum milagre o Opera se tornasse popular milhares de programadores de extensões do Firefox ficariam desempregados (metaforicamente falando) pois muitas das funções delas são nativas no Opera.

Agora é a vez dos leitores RSS se preocuparem. O Pluck, um dos leitores mais populares anunciou que suas edições para Explorer, Firefox e online serão descontinuadas dia 5/1/2007. De quem é a culpa?

Primeiro, a concorrência é predatória. Google Reader, Bloglines e vários outros competem acirradamente, sempre lançando novidades. Agora, com o Internet Explorer 7 trazendo um excelente gerenciador, e o Firefox 2.0 também vindo com mais facilidades, de acirrada a briga se torna desleal.

Como usuário de leitores RSS instalados, acho uma pena, mas é um fato da vida. O leitor isolado irá se tornar peça de museu, como o Trumpet/Winsock.

A alternativa seria, para proteger esse mercado, Explorer/Firefox não oferecerem integração RSS em seus navegadores, mas sinceramente "deixa quebrar", embora soe cruel, é pensar no lado do usuário final.

relacionados


Comentários