Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Prato do dia: Siri hackeado.

Prato do dia: Siri hackeado.

12 anos atrás

Como todo bom e velho lançamento da Apple, além de rituais de mortificação corporal em meio às filas intermináveis Apple Stores afora, a empresa dificilmente dá a benção sem uma pequena penitência.

Como um dos principais fatores para justificar a migração para o iPhone 4S, a Apple apostou todas as suas hóstias em sua mais recente aquisição (ó, o Siri) e provocou o mesmo ruído inquieto de sempre.

O iPhone 4S tem lá as suas atualizações, tal como a nova câmera de 8mp. que minimamente se adequou aos outros smartphones high-end do mercado e também um processador novinho, o A5 (do iPad2) fabricado por seu principal concorrente, a Samsung.

Como fazer para que milhões de fiéis que acabaram de comprar seus iPhones 4 desembolsem uma nova quantia e meio que voluntariamente concordem em trocar 6 por ½ dúzia?

Que tal um 'assistente virtual' que dá respostas engraçadinhas para perguntas quasi-práticas? Se você faz o tipo que fala com seu celular na rua em voz alta, então foi arrebatado pelo brinquedo bonitinho.

Mas alguns donos de iPhone são como bucéfalos determinados, não tão facilmente domáveis. Um grande recorte de clientes reclamou e muito das justificativas nada convicentes da Apple para não liberar o Siri para o resto da linha.

A lenga-lenga fora desde que os processadores anteriores não suportariam o Siri (pôxa, quer dizer que o A4 é tão ruim assim? Até ontem era a coisa mais phodanger que existia…), que haveriam problemas de performance, de bateria, de disenteria… etc.

Tudo lero-lero. Steve Troughton-Smith, um hacker irlandês que atualmente mora em São Francisco (EUA) e seu amigo Grant Paul acabaram dando um jeito de fazer com que os servidores da Apple — todos bem treinadinhos para executar o Siri apenas em iPhones 4S — se confundissem e passassem a pensar que até um iPod Touch 4G roda com o A5, não guageja e nem morre de fome quando tira da solidão milhares de Fanboyants pelo mundo.

Aliás, há gente trabalhando para que até o iPhone 3G funcione, ora veja só. A funcionalidade foi totalmente portada para o iPhone 4 e o iPod Touch 4G, assim como 100% da UI utilizada pelo Siri, os tokens de autenticação e parte do código da versão que roda nativa no iPhone 4S.

Há quem diga que é uma pena o hack ter chegado imediatamente antes da Apple ter vendido logo de cara mais de 4 milhões de unidades, apenas nos primeiros três dias (sendo que mais de 1 milhão de iPhones 4S foram vendidos já nas primeiras 24hs, sem contar algumas pré-reservas). Que pena para você não é early-adopter?

O próprio Troughton-Smith diz que não pretende colocar o hack à venda no Cydia e outros inferninhos e promete liberar geral assim que se certificar que vai servir o Siri de bandeja no iPhone 3GS.

Quando questionado sobre como ele conseguiu o feito, o humirde Troughton-Smith disse que não perdeu mais do que 10 minutos para os noves-fora e assim fazer os primeiros testes em seu iPhone 4.

Nos vídeos abaixo, Troughton-Smith mostra o funcionamento do Siri no iPhone 4 e também em um iPod Touch 4ª geração.:

Iphone 4:

iPod Touch 4G:

Fonte: Int'l Business Times

 

relacionados


Comentários