Meio Bit » Arquivo » Games » GOG enxerga pirataria como maior adversária

GOG enxerga pirataria como maior adversária

12 anos e meio atrás

dori_gog_25.10.11

Observando a quantidade (e qualidade) de blogs dedicados a jogos antigos e conversando com o pessoal que joga há muito tempo, eu sempre achei que havia um grande número de retrogamers, mas ainda assim tinha dúvidas se um serviço como o Good Old Games poderia dar certo.

Lançar um site onde as pessoas comprariam títulos da idade da pedra parecia um tanto arriscado, mas o pessoal da CD Projekt decidiu que valia apostar e de acordo com Guillaume Rambourg, gerente do GOG, hoje eles possuem o segundo sistema de distribuição digital mais popular do mercado, mas se engana quem pensa que o maior adversário é o Steam.

Estamos falando de jogos antigos para PC aqui, então o nosso maior competidor sempre foi a pirataria e não outras plataformas de distribuição digital. Para bater a pirataria, nossa oferta aos jogadores precisa ser tanto livre de problemas quanto recompensadora. Se você torna a experiência toda mais problemática do que baixar e jogar uma cópia ilegal, então tudo o que você consegue é encorajar o usuário a dar uma chance à pirataria.

Por isso decidimos lançar todos os jogos sem nenhum tipo de DRM, assim como fazer com que todos eles fossem totalmente compatíveis com os sistemas operacionais modernos – que é uma área onde a pirataria deixa a desejar.

Nós recompensamos os usuários fornencendo-lhes uma política justa de preços globalmente, toneladas de extras e resolvendo seus problemas técnicos, ao invés de mandá-los de volta aos donos dos direitos intelectuais.

Para mim a declaração faz todo o sentido e para as desenvolvedoras, este é um grande negócio, já que títulos que estavam esquecidos nos computadores da companhia passaram a dar lucro. O pior é ouvir de vez em quando alguém perguntando porque pagaria por um jogo velho que pode ser obtido sem muita dificuldade em um PirateBay qualquer, mas acho que agora passarei a usar o comentário do Sr. Rambourg como resposta.

[via VG247]

relacionados


Comentários