Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Qunu: Procure pessoas e não páginas

Qunu: Procure pessoas e não páginas

17 anos atrás

Até pouco tempo os foruns e FAQs eram a forma mais usada de buscar ajuda na internet sobre problemas enfrentados pelos usuários na configuração de seus computadores e sistemas operacionais. Mais recentemente, formas mais participativas de contato, como os Wikis surgiram para que usuários possam compartilhar informações com pessoas que enfrentam problemas.

Só que esses meios são pouco dinâmicos. Você entra com sua dúvida e pode esperar até por dias antes que alguém possa promover uma luz que mostre o caminho para a solução. Um local que pode ajudar mais rápido é o Qunu.

O Qunu permite que você encontre uma pessoa online para ajudar com suas dúvidas. Como diz o slogan do site: Procure por pessoas e não por páginas. Ao procurar por um assunto no site você recebe como resposta uma lista de pessoas previamente cadastradas que entendem sobre aquilo. O site indica quais estão online e você pode conversar com o especialista imediatamente, via Jabber. O especialista pode então conseguir resolver seu problema no ato, ajudando-o inclusive a implementar a solução.

Após o contato você pode avaliar o especialista, parte importante do processo, para que outras pessoas com dúvidas possam saber quem tem mais sucesso ao resolver os problemas dos mais aflitos. A maioria absoluta dos voluntários cadastrados como especialistas prefere o contato em inglês, o que pode ser uma dificuldade grande para a maioria dos usuários. Entretanto o projeto está sendo traduzido para várias línguas, inclusive o Português do Brasil, e usuários que queiram ajudar os outros podem cadastrar-se e preferir o nosso idioma.

É sem dúvida uma iniciativa muito interessante e que pode ajudar muito caso torne-se conhecida e povoada de voluntários brasileiros. Se você quiser ajudar pode também trabalhar na tradução do serviço para o idioma português. O serviço foi lançado há pouco mais de 140 dias e já conta com mais de 2700 especialistas prontos para ajudar com suas dúvidas.

Via DoanloadSquad

relacionados


Comentários