Nintendo deverá revelar enorme prejuízo

dori_mon_26.10.11

As coisas não andam muito boas mesmo para a Nintendo. Se a informação publicada pelo jornal Nikkei estiver correta, amanhã a companhia deverá divulgar um relatório fiscal que mostrará uma perda enorme de 100 bilhões de ienes, ou algo em torno de 1.3 bilhão de dólares referente a primeira metade do atual ano fiscal, que terminou em setembro. O valor seria muito superior ao estimado, que beirava a casa dos 55 bilhões de ienes, o que fez com que as ações da companhia despencassem 7.5% nas bolsas.

Os dois principais motivos para essa perda seriam o fortalecimento da moeda japonesa e as baixas vendas do 3DS, que os levaram a reduzir o seu preço e fazer com que o presidente Satoru Iwata cortasse seu salário pela metade. Mesmo assim a expectativa é que a BigN feche o ano com lucro na casa dos 460 milhões de dólares, o que não pode ser considerado algo tão ruim.

Para tentar reverter a situação referente ao portátil, a Nintendo estaria apostando suas fichas no Super Mario 3D Land e no Mario Kart 7, aumentando assim as vendas no período do natal, mas me pergunto como será depois que as festas passarem e ainda há a dúvida em relação ao sucesso do Wii U.

Será que depois de alguns anos de calmaria a empresa começará a sofrer novamente com as vendas e a desconfiança dos jogadores?

Update: O prejuízo foi um pouco menor do que havia sido dito, ficando em 70.3 bilhões de ienes, ou 926 milhões de dólares.

[via Eurogamer]

Relacionados: ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Ah, o grosso do dinheiro que eles fazem é sempre no final do ano (real, não fiscal) anyway.

    A grande questão é se eles vão lançar uma versão Lite do 3DS no ano que vem junto com o Wii U, e se o fizerem, se conseguirão repetir o mesmo feito do ano de lançamento do Wii, quando tanto ele quanto o DS bombaram de uma hora pra outra. (Minha aposta: não. A indústria está toda remando em uma direção que nenhuma das duas plataformas cobre direito ainda: jogos em distribuição digital, sejam os maiores a preços “normais”, sejam os aperitivos bobinhos de 1 dólar).

  • Fabiane Lima

    E o Zelda, que só aparece quando o console já tá morrendo, nada, né?

  • Quebrou o campo de distorção da realidade que eles alugaram da Apple ?

  • Anônimo

    2012 também não deve ser um bom ano para a Nintendo. O Wii tem tido uma recepção bastante negativa e com lançamento do PS Vita as coisas devem piorar ainda mais.