Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Flash Player 9 para Linux

Flash Player 9 para Linux

17 anos e meio atrás

Saiu o primeiro beta do Adobe Flash Player 9.0 para Linux. Duas coisas precisam ficar salientadas sobre esse primeiro beta da última versão do player de multimídia mais famoso da internet. A primeira é que ele demorou muito em relação à sua versão de Windows, quase 1 ano, o que indica que a Adobe está dedicando poucos recursos ao projeto. A segunda é que a boa vontade da Adobe de manter uma equipe para levar seu programa ao Linux é um fantástico sinal pró-Linux para o mercado.

A Adobe já levou seu PDF Reader oficialmente para Linux e agora busca sincronizar as versões Windows, Mac e Linux de seu Flash Player. Isso mostra que apesar da pequena participação de mercado do Linux a Adobe pretende criar sua parte de ecossistema para que essa participação aumente. É um estímulo que pode começar a impulsionar outras grandes desenvolvedoras rumo ao Linux, como a Autodesk, que já prepara seu primeiro produto para aquela plataforma.

Com relação ao Flash Player 9 para Linux Beta, eu já baixei e instalei por aqui, substituindo a antiga 7.63 que não conseguia acessar algum conteúdo e me provocava um erro de renderização horrível no Yahoo. Os erros de renderização pararam e navegando em diversos sites que fazem uso extensivo de Flash eu não notei nenhum problema. No site da Adobe Labs há um link para download da versão Linux do plugin para Firefox e de uma versão standalone do player. Há também um link para, depois da instalação, ser acessado e testar o flash, informando inclusive sua versão. Esqueça isso, teste o Flash 9.0 para Linux no site da Ana Hickmann, lá também é informada sua versão de Flash Player, e o papel de parede é lindo.


Veja esta imagem amplicada clicando aqui

PS: Alguns usuários têm reportado dificuldades em instalar o Flash Player 9 para Linux em versões de 64bits do sistema

relacionados


Comentários