Meio Bit » Arquivo » Software » Tizen: YAY! Tudo que o mundo precisava, outro sistema operacional baseado em Linux pra celulares

Tizen: YAY! Tudo que o mundo precisava, outro sistema operacional baseado em Linux pra celulares

12 anos e meio atrás

SisyphusUma coisa eu tenho que admitir: Se há algo que a comunidade open-source é boa é reinventar a roda. Não importa que já exista uma solução excelente, é sempre mais fácil (na visão deles) criar um fork, ou mesmo um projeto inteiramente novo do que participar do projeto principal e corrigir os eventuais problemas.

Isso gera situações cômicas como a quantidade de distros Linux existentes, mas gera um problema muito sério: Desperdício de recursos. Quanto há uma concentração de talento o resultado em geral é ótimo, vide o kernel do Linux, Chrome, Apache, MySQL.

O problema é que isso mexe com vaidade, um projeto bem-sucedido gera inveja, todo mundo quer os holofotes, e que melhor forma de chamar atenção do que criar um produto concorrente com promessas mirabolantes?

É o caso do Tizen, que se propõe a ser um sistema operacional mobile para smartphones, tablets, smart TVs, netbooks, etc. Será baseado no kernel Linux (pareço o Stallman falando isso mas no caso é correto) e trabalhará com HTML5, web standards, bla bla bla.

Prometem um release no primeiro trimestre de 2012, o que dá entre três e seis meses para fazerem um SO mobile do zero. OK. Tá bom.

O Android já se tornou um sistema viável, já caiu no gosto do público e já é até chamado pelo nome por leigos que nem sabem o que é um startX. Seu maior problema é a falta de aplicativos, comparado com o iOS. Isso é resolvido com desenvolvedores, que deveriam investir na plataforma e não perder tempo e dinheiro tentando criar MAIS UM concorrente em um mercado tão saturado que sequer a Microsoft com o excelente Windows Phone consegue espaço.

 

Fonte: Cellular News

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários