Meio Bit » Arquivo » Fotografia » DVD Diagramação de Album de Casamento 2

DVD Diagramação de Album de Casamento 2

12 anos e meio atrás

E estou aqui com o segundo volume do DVD Diagramação de Álbum de Casamento dos fotógrafos Fernanda Marques e Reinaldo Martins. O primeiro volume, que infelizmente não foi resenhado aqui no Meio Bit, trazia uma grande introdução de como montar o seu álbum de casamento utilizando do Photoshop. Aqui cabe uma pequena observação. Álbuns de casamento não são mais feitos como nos tempos de nossa avó. Antes, as fotos eram ampliadas inteiras e colocadas nas folhas de plástico para a montagem do álbum. Hoje em dia, com os modernos softwares de edição e as diferentes possibilidades de impressão, a montagem do álbum se tornou uma importante peça do trabalho artístico do fotógrafo. Ouso dizer que a edição e design do álbum podem até salvar o trabalho de um fotógrafo medíocre. Mas, vamos ao que interessa.

O DVD se mostra uma excelente continuação do primeiro volume. Os passos mostrados anteriormente não são mais abordados, mas temos uma importante introdução à assuntos que muitas vezes não são tratados ou que não nos atentamos na hora de sentar e começar a editar um álbum de casamento (ou de outro evento social que tenhamos fotografado). Por exemplo, um dos capítulos do DVD se dedica a estudar as cores e o que cada uma delas representa e como são interpretadas pelo nosso cérebro. Muito bom isso, pois já vi álbum de casamento que parecia um carnaval de tão colorido que ficou. Mais sobriedade é sempre bem vinda. Outro capítulo de grande importância é o que trata da utilização das fontes. São mostrados os diferentes tipos de fontes e o principal uso. Claro que essas são preocupações que todo mundo que trabalho com design possuí. Conheço gente que tem coleções gigantescas de fontes, mas muitos fotógrafos, principalmente os mais velhos como eu, não são muito familiarizados com esses assuntos. Outros pontos pertinentes à diagramação e que são tratados no DVD são os fundos fotográficos, os tipos de álbuns, tendências, composição e plug-ins mais utilizados.

Dois pontos (capítulos) eu acho que são diferenciados por tratar de maneira bem legal de assuntos que são importantes. O primeiro deles trata da questão dos fornecedores. A escolha de quem vai imprimir os seus álbuns é muito importante e envolve a análise de vários pontos. O primeiro deles é a qualidade do produto do seu fornecedor, a maneira que ele te atende, se ele fornece perfil de cor para calibração do seu monitor e a variedade de álbuns disponíveis para impressão. Não podemos simplesmente escolher a primeira encadernadora que encontramos. Precisamos comparar os serviços. O segundo ponto interessante é o capítulo chamado Álbum Comentado, onde os fotógrafos mostram um álbum produzido por eles para ser utilizado como portfólio. São explicados os motivos que levaram à construção do álbum daquela maneira e a importância de cada foto que se encontra no trabalho.

Uma das novidades desse trabalho é a existência de um segundo DVD cheio de novidades. Segundo a apresentação dos fotógrafos, o público pediu e eles atenderam. No disco extra encontramos 200 templates para você utilizar nas duas diagramações de álbuns. Todos bem simples e sóbrios, coisa que está se tornando um padrão na diagramação de álbuns nas capitais. Na verdade, são 600 templates, já que temos os 200 em três formatos: retrato, quadrado e paisagem. Também encontramos uma pasta com texturas para serem utilizadas de fundos fotográficos, uma pasta com florais vetorizados que podem ser editados sem a perda de qualidade e dois actions para Photoshop que são bem simples, mas quebram um galhão. Também encontramos no DVD a versão trial do programa Super Album, um assistente que roda dentro do Photoshop e que faz algumas tarefas de maneira automatizada. Uma mão na roda na hora de editar um álbum.  Só a existência do segundo DVD e dos capítulos que ensinam a utilizar esse material já valem a compra do produto.

As imagens do DVD se encontram nítidas e o áudio está muito bom, possibilitando um ótimo entendimento da aula.O único ponto negativo que encontrei é que não está marcado nos DVDs qual é o volume 1 e qual é o volume 2, embora eles estejam colocados na ordem certa dentro da caixinha. Apenas a observação de um consumidor chato.

O DVD Diagramação de Álbum de Casamento – Volume 2 de Fernanda Marques e Reinaldo Martins já está a venda no site da iPhoto Editora e o valor do investimento é de R$ 99,00.

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários