Meio Bit » Arquivo » Games » Dungeon Siege III - Análise

Dungeon Siege III - Análise

12 anos e meio atrás

dori_ds3_31.08.11-4

Durante muito tempo houve o conceito na cabeça das pessoas de que certos estilo de jogos que fazem muito sucesso nos computadores não podiam ser aproveitados nos consoles. Se os games de estratégia ainda não conseguiram uma melhor sorte nos videogames, os jogos de tiro em primeira pessoa já fizeram essa transição e após o Dungeon Siege III podemos dizer que os Hack and slash também pode funcionar com os joysticks.

Ainda no jogo e a mudança no desenvolvimento

Primeiro eu preciso fazer duas confissões, uma é sobre ainda não ter terminado o jogo, portanto algumas das opiniões expressas aqui poderão mudar um pouco conforme eu avance na aventura principal. A outra é em relação a minha expectativa em relação ao jogo, praticamente nula até eu ter experimentado a sua demo (que por sinal fiz no PC e não consegui me acostumar com o mouse + teclado, reclamação comum a quem adquiriu o DSIII para a plataforma e por isso joguei com o controle do Xbox 360).

dori_ds3_31.08.11Parte dessa minha falta de interesse pelo terceiro game da franquia pode ser explicada por eu só ter jogado algumas horas do primeiro jogo, mesmo gostando do gênero. Some a isso a mudança no desenvolvimento da série, que antes estava a cargo da Gas Powered Games e neste capítulo passou para as mãos da Obsidian Entertainment. Porém, não posso dizer que o jogo me desagradou, pois se ele não é fantástico, pelo menos consegue entregar de forma satisfatória o que se propõe.

Uma jogabilidade bem adaptada para os controles e a ausência de poções

Um jogo nesse estilo basicamente se resume a duas ações, aniquilar seus inimigos e coletar itens e isso encontramos aos montes no Dungeon Siege III. É claro que aqui, assim como em qualquer Diablo-like, as lutas praticamente são resolvidas apenas ao esmagarmos botões, com pouca estratégia sendo necessária, mas as batalhas funcionam bem nos controles dos consoles, permitindo que as magias sejam disparadas sem muita dificuldade e embora hajam apenas seis delas para o ataque e três para a defesa, a variedade é muito boa.

dori_ds3_31.08.11-2Vale mencionar que o jogo não possui itens como poções para aumentar o sangue ou o nível de magia e quase tudo o que coletamos são armas e armaduras. Talvez isso tenha sido feito para simplificar a jogabilidade, claramente pensada nas versões para Playstation 3 e Xbox 360, o que pode ser visto também no traçado que surge na tela ao apertarmos um botão e que mostra para onde devemos seguir.

Mais vingança e as difíceis decisões

Embora o enredo seja um tanto superficial, contando a história de uma grupo que foi injustamente acusado de matar o rei e que por isso passou a ser perseguido, ele serve como base para nos manter incentivado a limpar o nome da 10ª Legião, já que fazemos parte dela e algo que achei muito interessante é que por diversas vezes temos que tomar decisões que aparentemente alteram o desenrolar dos acontecimentos. Além de aumentar a vida útil, isso também ajuda a aumentar a imersão.

As belas paisagens contrastando com os personagens sem expressão

dori_ds3_31.08.11-3Graficamente o DSIII possui qualidades e defeitos. Apesar dos cenários serem muito bonitos e variados, o mesmo não pode ser dito dos personagens, que possuem poucos detalhes e animações faciais dignas de um boneco de cera, além de uma queda aqui ou ali na taxa de atualização de quadros. As dublagens por vezes também parecem bastante forçadas, mas como na maior parte do tempo estaremos lutando e ouvindo o grito de monstros, a boa trilha sonora acaba compensando.

No fim das contas, um jogo divertido

Por fim, Dungeon Siege III é um bom Hack and slash que serve não somente para matar nossa vontade até o lançamento do Diablo III, mas que é capaz de divertir durante sua campanha principal, apesar de pouco ter a ver com os capítulos anteriores da franquia e do fraco modo multiplayer, que só beneficia o host, já que além de os convidados não poderem usar seus personagens, os itens que conseguiram não poderão ser mantidos.

PS.: Não posso deixar de mencionar o ótimo trabalho feito pela Arvato Games na localização da caixa e do manual do jogo. Como seria bom se mais títulos recebessem tamanha atenção quando são distribuídos por aqui.

relacionados


Comentários