“Beta contínuo” é a maior bobagem da “Web 2.0”

Até hoje não entendi todo o exagero e mitologia que cerca a Web 2.0. Vários dos “conceitos” existem há anos e são conhecidos e usados desde 2001 por desenvolvedores, até que o Tim O’Reilly decidiu vender mais livros e começou uma campanha de marketing.

Mas de toda a lista de fatores óbvios, acredito que o mais idiota de todos é o tal “beta contínuo”.

Ao contrário do que muitos possam ter pensado, o Beta ao lado do logotipo do MeioBit é a definição “clássica” de um produto beta, ou seja, o seu núcleo está pronto, mas entra em fase de testes, amadurecimento e estabilização. Essa sandice de transformar um processo de engenharia de software em “implementação contínua” não deveria ter colado, mas enganou muita gente.

O Beta da Web 2.0 tem um nome e chama-se versionamento, onde um produto 1.0 possui builds e releases de manutenção até a próxima grande versão. Por exemplo: 1.0.10 build 550, 1.1.12 build 325, etc.

Ser Beta também significa: use por sua conta e risco. NENHUMA empresa investindo caro em sistemas vai aceitar esse tipo de contrato. Eles querem versões finais, estáveis e funcionais, de acordo com o escopo definido do projeto.

Como vocês podem ver, pela mudança no layout, estamos trabalhando e lendo todo o feedback e trabalhando para trazer as melhorias. Esperamos que tenham gostado. O Celso vai detalhar as mudanças em outro post.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples