Meio Bit » Games » Notch diz porque o Minecraft não está no Steam

Notch diz porque o Minecraft não está no Steam

12 anos e meio atrás

dori_min_30.08.11

Poucos jogos fizeram tanto sucesso de uns meses para cá quanto o Minecraft e se considerarmos que se trata de uma jogo criado independentemente, a façanha de Markus "Notch" Persson é ainda mais impressionante. Embora o título tenha alcançado vendas que deixariam qualquer desenvolvedor pequeno extremamente feliz (e rico), um simples detalhe poderia fazer com que muito mais pessoas adquirissem o game, a sua inclusão no Steam.

Eu sempre me perguntei porque o sandbox nunca apareceu no serviço de distribuição da Valve e tinha a impressão de que o motivo seria a divisão dos lucros, mas o game designer, além de rasgar elogios ao Steam, explicou em seu blog porque isso ainda não aconteceu.

Estar no Steam limita muito do que queremos fazer com o jogo e como podemos conversar com os usuários. Nós (provavelmente?) não poderemos, digamos, vender capas ou ter um mercado de mapas no Minecraft.net que funcione com os consumidores do Steam de uma maneira que deixe a Valve feliz. Isso efetivamente dividiria a comunidade Minecraft em duas partes, onde somente alguns jogadores teriam acesso a todas as coisas estranhas que queremos adicionar ao jogo.

Estamos conversando com a Valve sobre isso, mas definitivamente entendemos as razões deles para querer controlar sua plataforma. Há uma incompatibilidade inerente entre o que queremos e o que eles querem fazer.

Há portanto uma aparente grande chance de um dia podermos adquirir o jogo da Mojang através do Steam, o que provavelmente incentivaria muitas pessoas e encheria ainda mais os bolsos de Notch. Confesso que eu talvez seria uma delas, já que após ter dedicado algumas horas ao Minecraft pude entender o motivo pelo qual o game conquistou tanta gente, mas desisti após perceber que se trata de um devorador implacável de horas, porém, com a facilidade do Steam, quem sabe eu não volte?

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários