Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » NASA disponibiliza uma unidade R2 para auxiliar astronautas– mas pode ser uma cilada!

NASA disponibiliza uma unidade R2 para auxiliar astronautas– mas pode ser uma cilada!

12 anos e meio atrás

RobonautExploração espacial humana é algo muito empolgante, mas os quase 2% de falhas dos ônibus espaciais mostram que é uma empreitada muito perigosa. Junte a isso o custo e muita gente defende que essas atividades devem ser feitas preferencialmente com robôs.

Tirando Star Trek, onde camisas vermelhas existem em abundância, quase toda história de ficção científica prevê robôs auxiliando humanos, seja em exploração, seja nas tarefas do dia-a-dia. A NASA, que não é boba está investindo pesado nessa área, e o projeto mais avançado no momento é o Robonauta.

Ele foi criado seguindo a corrente de que robôs devem ser humanóides pois toda nossa civilização é pensada para humanos. Não faz sentido criar novos veículos e ferramentas quando temos todo um instrumental pronto. Um robô com uma interface dedicada consegue controlar UM caça especial feito para ele. Um robô humanóide conseguiria pilotar qualquer avião, dados os conhecimentos necessários da aeronave.

Inicialmente o Robonauta foi descaradamente kibado de Camino (e olha que eles são kibadores oficiais) e a semelhança com Boba Fett não passou despercebida nem ao Stevie Wonder. Com medo de uma carcada Legal do George Lucas, mudaram a cara do robô, agora ele se parece com o Master Chief, mas a Cortana é muito mais gente boa e não vai processar ninguém. Como vingança, passaram a chamar a nova versão de Robonauta 2, ou… R2.

Levado até a Estação Espacial Internacional no último vôo da Disco

very, em Julho, o R2 funcionará como unidade de telepresença em caminhadas espaciais, com autonomia para cuidar sozinho de tarefas repetitivas, como remover parafusos. Os astronautas que consertaram o Hubble com certeza adorariam um robô para lidar com o 111 parafusos que fechavam a tampa de acesso ao interior do telescópio.

Aqui o vídeo de unboxing do ano: O R2 sendo tirado da embalagem. Sim, a NASA realmente adora parafusos.

Por enquanto o Robonauta ainda está em testes, dia 22 foi ligado pela primeira vez, em 1o de Setembro passará por seu primeiro teste de mobilidade. A idéia de um robô descontrolado já foi tão usada na ficção científica que a NASA não quer arriscar fazer nada apressado.

É possível acompanhar o Robonauta 2 no Twitter, mas ele só fala inglês e algumas linguagens de programação. Não se sabe ainda se ele é versátil o bastante para ter outras utilidades, mas conhecendo a imaginação dos astronautas, logo teremos uma emergência espacial ou um novo capítulo do NASA Sutra.

Há uma versão do Robonauta sobre rodas, obviamente batizada de Centauro. Deverá ser usada em exploração planetária e construção de habitats, provavelmente. As pernas ainda estão sendo projetadas, mas dificilmente teremos um Robonauta bípede para uso no espaço. É mais provável que a NASA empreste o conceito do Japão e opte pro tentáculos.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários