Meio Bit » Arquivo » Games » Deus Ex: Human Revolution e a trava por região no PC - Update

Deus Ex: Human Revolution e a trava por região no PC - Update

13 anos atrás

dori_deus_17.08.11

Os jogadores de console provavelmente estão acostumados com a odiada trava por região, apesar de a maioria não aprovar a prática e embora as lojas que distribuem jogos para PC por download também costumem bloquear a venda de alguns títulos para determinados países, com o seu próximo lançamento a Square Enix fará algo que certamente deixará muitos europeus indignados.

Quem comprar a versão física do Deus Ex: Human Revolution por lá só poderá registrar o jogo em determinadas versões do Steam e dessa forma, um cópia adquirida na Inglaterra só poderá ser utilizada em uma conta do Reino Unido, com o mesmo acontecendo na Rússia e na Polônia.

Embora a produtora não tenha revelado o motivo para ter tomado tal decisão, ele pode estar nos preços praticados no continente, com o jogo podendo ser adquirido por £31.51 na França, enquanto que na Terra da Rainha ele sairia por £23.49 + £4 de frete e mesmo se comprado direto no Steam, o título custaria 10 euros mais baratos na Inglaterra. Logo, essa seria uma maneira da Square poder controlar preços diferenciados para diversas regiões.

Mas estando do lado de cá do oceano, no que isso poderia nos afetar? Bom, levando-se em conta que estamos em um dos mercados mais estranhos do planeta, se esta ideia se espalhar, o preço dos jogos para nós poderia ficar mais alto. Imagine por exemplo as produtoras impedindo que os jogos vendidos na versão americana do Steam pudessem ser comprados por nós, o que já acontece em alguns casos, e com a hipótese da Square Enix estar vindo para o Brasil, não seria de se estranhar se um título adquirido fisicamente em outro país não pudesse ser usado numa conta do Steam criada por aqui ou se os preços cobrado pelos jogos deles no serviço de distribuição da Valve dessem um salto e no pior cenário possível. Pior ainda seria se outras distribuidores adotassem a mesma prática.

Tenho certeza que nenhum jogador gostaria que isso acontecesse, mas o fato é que com a distribuição digital as empresas tem a possibilidade de implementar a trava por região também no PC.

Update: A Square voltou atrás e decidiu não implementar no jogo a trava por região.

[via Rock, Paper, Shotgun]

relacionados


Comentários