Meio Bit » Arquivo » Games » Os consoles venceram e a “derrotada” foi a Apple

Os consoles venceram e a “derrotada” foi a Apple

13 anos atrás

dori_ipa_03.08.11

Talvez você não conheça Seamus Blackley, mas o sujeito é um dos criadores do primeiro Xbox e ao conceder uma entrevista sobre a situação atual da indústria, declarou que não concorda com a opinião das pessoas que acham que o crescimento do Facebook e dos smartphones como plataformas de jogos está matando o mercado de consoles.

Todo o mundo está lançando consoles. Eles são chamados de iPads e Facebook. O que acontece não é que o negócio de consoles morreu e sim que ele venceu. Você não pode lançar atualmente um dispositivo que não seja um console e se ele não for um bom console, falhará. Essa é a verdade.

No entanto, o comentário mais interessante feito por Blackley foi sobre a posição da Apple nesta história, apontada por muitos como uma das principais responsáveis pela disseminação dos games graças aos dispositivos iOS, mas que segundo ele, nunca foi a intenção da empresa.

Eles odiavam os videogames. A vitória dos jogos foi completa em relação a Apple. Eles tentaram duramente transformar o iPad em um processador de textos e reprodutor de música e o público simplesmente não quis isso. Isso é lindo, você não precisa mais ter uma estratégia para os jogos… Eles estão se tornando a atividade número um em qualquer plataforma. A principal ocupação para qualquer dispositivo digital serão os jogos.

Exageros de alguém que está fortemente ligado aos consoles? Enfim, eu costumo utilizar a palavra console apenas para videogames de mesa e nem mesmo os portáteis eu gosto de colocar na mesma categoria e por isso não acho que as pessoas que estão adotando o iPhone ou o Facebook como plataforma principal de jogos pertença ao mesmo grupo que paga caro por um console. Para mim o real motivo de preocupação acontecerá se as grandes desenvolvedoras de jogos começarem a deixar esses aparelhos para se dedicar apenas aos jogos casuais, que querendo ou não, são os que dominam esses novos competidores.

[via Edge]

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários