Meio Bit » Arquivo » Fotografia » DVD Sensualidade da Luz

DVD Sensualidade da Luz

13 anos atrás

Tenho em minhas mãos um dos melhores lançamentos em vídeo aulas que já tive acesso. Essa onda de lançar palestras e DVDs sobre técnica fotográfica é muito recente e alguns desses DVDs são verdadeiras penúrias de serem assistidos. Parece àquelas antigas aulas do Telecurso 2º Grau (antes da reestruturação). É penoso assistir a aula do começo ao fim sem uma pausa. Por isso é que pensei bastante antes de comprar esse Sensualidade da Luz de Leonardo Luz e Kauê Luz. Tive a oportunidade de assistir a uma palestra deles em Bauru no ano passado e gostei muito da dinâmica da dupla, mas em DVD a coisa pode ficar um pouco mais complicada. Porém, tomei coragem e coloquei a mão no bolso. E não me arrependi.

O DVD trata de um assunto que todo fotógrafo se interessa, porém existe pouco material didático e oportunidades de capacitação: a fotografia sensual. O DVD é dividido em duas partes. Na primeira, comandada pelo fotógrafo Leonardo Luz, temos uma grande prática de estúdio desenvolvida. Leonardo começa falando um pouco sobre seu trabalho em fotografia sensual e a necessidade da sensibilidade e seriedade do fotógrafo para desenvolver o trabalho. Como preparação também temos uma pequena introdução sobre os equipamentos e lentes mais adequadas, assim como os acessórios que vão ser utilizados. Fiquei muito feliz ao encontrar também capítulos dedicados à questão da produção e da maquiagem. No caso do Leonardo ele trabalha com uma produtora de moda e uma maquiadora com experiência, mas os fotógrafos iniciantes não possuem essa estrutura, então é legal entender um pouco de moda e de maquiagem também, para orientar com segurança a profissional que vai trabalhar com você nos primeiros ensaios.

Ainda na parte de equipamentos, fica aqui a minha orientação para prestarem muito atenção nas dicas de fotometria,  no uso do fotômetro de mão e do color checker para calibração do balanço de branco da cena. Uma coisa a se destacar é que, seguindo a tendência atual, Leonardo fotografa com a câmera conectada ao computador, fazendo o upload automático da imagem direto para o Lightroom. Dessa forma é muito mais fácil avaliar o resultado dos ajustes da imagem nos primeiros cliques, tornando o resto do trabalho muito mais confortável. Outra vantagem é se você está fotografando comercialmente para alguma marca de roupa ou produto, geralmente tem alguém da agência de publicidade junto que já pode ir avaliando o resultado das fotos.

Passando para a parte prática do ensaio fotográfico, teremos cinco cenários diferentes que serão montados para a execução das fotos (polidance, janela, cama, sofá, banho). Para quem nunca viu a montagem desses cenários em um estúdio essa é uma bela oportunidade de ver como a gambiarra é mãe de todas as produções fotográficas. Conforme os cenários vão sendo montados, os esquemas de luz vão ficando mais complexos, porém nada muito difícil de ser reproduzido. Fiquei surpreso com o último esquema de luz onde existe um truque muito bacana para realçar a luz das velas. No mais, um monte de fotos maravilhosas feitas com a modelo Deise, que mostra para o espectador como é muito mais tranqüilo fotografar modelos profissionais. Elas praticamente sabem tudo que queremos.

A segunda parte do DVD é comandada por Kauê Luz e trata especificamente do tratamento das imagens que foram captadas na primeira parte do DVD. Aqui encontramos um assunto mais conhecido de quem é fã de vídeo aulas. Temos um básico bem completo de como utilizar o Lightroom e sua integração com o Photoshop para trabalhar de maneira eficiente com a fotografia. O assunto é trabalhado desde a importação, correções em lote, metadados, balanço de branco e equilíbrio de cores. Finalizando temos as formas de exportação desse arquivo dependendo da utilização da imagem.

O DVD é muito bem gravado e veio em uma capinha de boa qualidade juntamente com um livreto com o resumo de tudo que vamos ver na vídeo aula. Tanto imagem quanto o áudio estão com ótima qualidade e a explicação dos instrutores é didática e clara. Minha única crítica em relação ao produto é que o vídeo utiliza interface flash, ou seja, só pode ser visto no computador. Isso me quebra, pois gostaria de ter assistido com mais conforto em minha sala e não no monitor do computador.

O DVD Sensualidade da Luz de Leonardo Luz e Kauê Luz está disponível na loja da PhotoPro e o valor do investimento é de R$ 69,00.

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários