Meio Bit » Arquivo » Games » Itagaki: Falta habilidade social aos japoneses

Itagaki: Falta habilidade social aos japoneses

13 anos atrás

dori_tom_25.07.11

Nós já vimos alguns game designers dizendo que o problema dos jogos japoneses está na indústria local que parou no tempo e que ela está agonizando, mas ao falar sobre o assunto, Tomonobu Itagaki, o pai do Dead or Alive e responsável pela ressureição do Ninja Gaiden, deu um ponto de vista interessante.

É importante ter a habilidade para expressar o que está fazendo, o que deseja fazer – você sabe, expressar-se. Estou falando de habilidades sociais. Os desenvolvedores japoneses não possuem as habilidades sociais necessárias, as habilidades sociais dos americanos, dos europeus. Sabe, talvez eles não tenham humor, não saibam brincar. Talvez seja um problema com os seus costumes. Então se essas pessoas não possuem as habilidades sociais necessárias e elas são as que desenvolvem games, não importa o quanto tentam torná-los globalmente aceitáveis, jogos globalmente populares que funcionem em diferentes culturas, pode ser muito difícil.”

Seria a popular timidez dos japoneses a responsável por sua indústria de games ter entrado em colapso? Faz sentido. Alguns poderão dizer que essa característica sempre esteve presente no povo e que mesmo assim eles conseguiram muito sucesso na década de 80 e 90, mas não podemos desconsiderar que naquela época os jogos no geral tinham muito menos apelo para a história do que atualmente e que representar um personagem por pixels exigia muito menos expressões do que com a tecnologia atual.

Não acredito que este seja o único motivo, mas talvez ele realmente tenha uma certa influência no insucesso dos jogos nipônicos lançados por aqui.

[via Eurogamer]

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários