ad

[Hands-on] Spotify, o paraíso da música na nuvem

Tudo na nuvem é a palavra de ordem na indústria. O mesmo vale para música e, nessa, são os players mais novinhos, nascidos com essa mentalidade, que roubam a cena.

Ícone do SpotifyO Spotify estreou nos Estados Unidos semana passada com estardalhaço. Antes disponível apenas em alguns países europeus, o serviço é provavelmente o ápice da integração entre música e nuvem no estado atual. É bonito, tem um acervo monstruoso (15 milhões de faixas!), multiplataforma e opção gratuita — com severas limitações, é verdade.

Como usar o Spotify no Brasil?

Você notou, no parágrafo anterior, que há restrições geográficas para a sua utilização e, para variar, o Brasil não está no seleto grupo de países suportados. Por outro lado, o Spotify só faz valer a localização do seu IP na hora do cadastro, de modo que, como ensina o Gizmodo, basta usar um proxy qualquer, como o Hide My Ass, para criar sua conta. Depois, baixe o aplicativo e seja feliz — sem gambiarras, sem transtornos.

Planos

Existem três tipos de contas no Spotify: gratuita, Unlimited e Premium. A gratuita restringe o tempo de música a 20h, tem propaganda (banners e trechos de áudio no meio da “programação”) e carece de muitas vantagens, como acesso offline e em plataformas móveis. A Unlimited (US$ 5) tem como principal vantagem o streaming ilimitado, além da remoção dos anúncios. A Premium traz todos os benefícios anteriores, mais acesso offline, qualidade de áudio superior e sincronia com Android e iOS.

Screenshot dos planos e vantagens do Spotify.

Planos do Spotify.

Em testes!

Diferente de outras soluções de música na nuvem, como Grooveshark e Cantio!, o Spotify possui um belíssimo cliente desktop, com versões para Windows e Mac OS X. É bem feito e lembra o iTunes, mas mais bonito e funciona — como comentei no Twitter, é o que o iTunes sempre sonhou em ser.

Screenshot do Spotify.

Visão geral do Spotify. (Clique para ampliar)

De cara, sem precisar recorrer a plugins, o Spotify permite conectar a sua conta com Facebook (amigos/recomendações) e Last.fm (scrobbling). Existe um campo de busca no topo que dá acesso ao gigantesco acervo do serviço — que inclui, para felicidade geral da nação, um punhado de músicas brasileiras. No centro ficam as faixas, à esquerda os controles/áreas principais do software.

E… bem, o Spotify funciona aqui, independente de proxies ou outra gambiarra qualquer. E como funciona bem, muito bem! As músicas tocam com boa qualidade (e podem ficar ainda melhor na conta Premium), dá para montar playlists e, de quebra, ele não descarta sua coletânea de MP3: na primeira inicialização o programa vasculha pastas de músicas e integra as que encontra à biblioteca.

Veredito

Resultados de pesquisa no Spotify.

A oferta de músicas é absurda. (Clique para ampliar)

Direto ao ponto? Pela conta Premium, dá para abandonar quaisquer outros serviços ou até mesmo a compra de arquivos digitais em prol do Spotify. São US$ 10/mês em troca de milhões de músicas em alta qualidade, disponibilidade praticamente universal e um sistema redondinho.

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Rodrigo Ghedin

Blogger, bacharel em Direito e acadêmico de Sistemas de Informação.

Compartilhar
  • Wolney

    Rodrigo,

    Pela figura que você colocou no artigo, os valores estão em Libra e não em Dólar. Ou seja, são 9.99 libras/mês. Isso daria hoje aproximadamente 26 reais. 😉

    Abs

    • Sim, notei depois. Acho que acabei criando a minha conta no Reino Unido 😛

      []’s!

    • hcvenceslau

      @Wolney, Eu fiz minha conta com um proxy americano(tunnel Bear) e os preços ficam $4.99 pra unlimited e $9.99 pra premium. Ou seja, umas 15 dilmas/mês já garantem a brincadeira 😀

  • almeidaj

    Mas é possível pagar pra ser usuário premium, mesmo morando no Brasil? Pois aqui tentei de tudo, e a validação deles é pelo país do cartão, ou seja, foi impossível fazer upgrade no plano.

    • jdeiro

      @almeidaj, Paypal!! Veja comment abaixo!

  • João

    Em libra a hitória ja é outra, começa a ficar meio cara a brincadeira.

  • cristiano.moraes

    A quem interessar possa, existe uma versão para Ubuntu também: http://www.spotify.com/int/blog/archives/2010/07/12/linux/

    • hedbruno

      @cristiano.moraes, Boa estava procurando justamente isso ..

  • jdeiro

    Já uso o Spotify desde o início do ano, com uma conta UK.

    Pretendo criar uma conta US assim que acabarem meus últimos 30 dias, pra baixar o valor.

    Mas concordo com tudo que foi dito, sejam 10 dólares ou 10 libras, vale muito a pena. É um preço baixo a se pagar para ter quase qualquer música que quiser, em qualquer lugar, legalmente.

    Abs

    • Juan

      @jdeiro, Como consegue pagar pela sua assinatura? Não tem nenhum filtro de nacionalidade em cima do seu cartão?

      • jdeiro

        @Juan, você só precisa criar uma conta no Paypal UK, usando um proxy inglês (usei o Dave’s Proxy) e colocar um endereço de lá qualquer. Funciona perfeitamente com cartões nacionais.

        Até tentei mudar minha conta pro US agora, mas ele dá problema com minha conta principal do Paypal. Vou tentar criar uma conta no Paypal US por proxy e ver se funciona.

        • Juan

          @jdeiro, O problema que você está enfrentando não é nem relacionado a proxy, é só o cartão que não pode estar vinculado a outra conta…

          Valeu pela ajuda, mas agora o paypal não consegue completar o pagamento. Vou esperar e ver se verificando o cartão ele aceita…

          • Será? Vou tentar com outro cartão então. Valeu!

          • Marcel

            O meu cartão não aceitou de jeito nenhum, dá erro mesmo.
            Não é cartão de outra conta, é intenacional e usei proxy americano pra criar conta no paypal.

          • Por isso mantenho minha assinatura como inglesa. É um pouco mais caro, mas funciona perfeitamente. Ah, o bom álbum novo do Incubus já está lá…

  • mig_akira

    Só acrescentando, o Spotify também tem um sistema de convites, onde o usuário pode usufruir da versão Free, que oferece músicas ilimitadas, porém com anúncios, como na versão Open (que fornece apenas 20 horas de streaming).

    Pra quem quiser um convite, há muitos disponíveis no eBay por um dolar!

  • hcvenceslau

    Eu não entendi um coisa: Com uma conta premium eu posso baixar os arquivos de fato? Streaming no pc/netbook pra mim de boa mas meu gogear não tem wi-fi/3g 😛

  • Marco Mugnatto

    Só não curti por precisar usar aplicação instalável… Continuo no Grooveshark… Mas estranho eu ser o primeiro a comentar (?)

    • O processo de importação de comentários ainda está em progresso. Já já outros aparecerão aqui 🙂

      []’s!

  • Ederson Morche

    Bah. Muita mão criar uma outra conta no Paypal pra poder pagar.
    Essa droga de filtro é um saco. Porque as coisas sempre tem que funcionar lá fora primeiro?!

  • Leanderson Silva

    Vocês acham que o iTunes chegara a esse ponto?

  • Po, cadastrei no Spotify num proxy dos Países Baixos e agora todas as propagandas são de coisas de lá, hahahaha.

  • Anônimo

    Caras almas afortunadas.
    Fui assinante do Rhapsody por uns 3 anos (2000/2003) até que um dia eles resolveram limar todas as contas de”estrangeiros”, imaginem então que notícia maravilhosa não foi esta do Spotify que vocês postsram aqui.
    Depois de ficar na tela do computador das 22:00hs às 08:30hs da manhã, desisti. Não consigo assinar o serviço por nada.
    Usei hidemyass e nada. Usei Tunnelbear e nada.
    Tentei contas no paypal no eua, uk e holanda e nada.
    Tentei 3 cartões de crédito internacionais e diferentes e nada.
    Tudo vai bem, mas sempre na última tela os caras te identificam e não é possível concluir.
    Enfim, algum dos afortunados podem me prestar assistência, ou fazer outra assinatura, estou diposto a pagar.
    Valeu, obrigado a todos.

    • Eu também sofri no começo da década, com o fim do musicmatch.
      Com o Spotify, eu só consegui pq minha esposa é francesa e tem um cartão de crédito de lá.
      Mesmo assim, vou ter que pagar em euros.

      Mas tive uma idéia depois de ter assinado, você poderia testar e contar pro pessoal aqui: tentar comprar um gift card do spotify no ebay.
      Boa sorte. Esse negócio vale muito a pena.

    • Cara, use um proxy inglês, o Dave’s Proxy, que funciona. Abs

  • William

    Eu estava usando spotify normalmente até que hoje nem ele nem o site funcionam masi. Alguém possui esse problema também?

  • como funciona o modelo do web contas? alguém mais comprou pelo webcontas?

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis