Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Cantio!: alternativa ao Grooveshark para música na nuvem

Cantio!: alternativa ao Grooveshark para música na nuvem

Cantio! é um serviço de streaming de música gratuito. Surge como um interessante concorrente ao Grooveshark.

13 anos atrás

Cantio1

Até então não existiam serviços realmente decentes que pudessem se equiparar ao Grooveshark que, apesar de ser pago (US$ 6 e US$ 9/mês, além de uma versão gratuita), reina absoluto entre os streamers de música.

Existem algumas opções em paralelo, mas tirando talvez o Google Music Beta e o Spotify, que de qualquer forma ainda não podem ser utilizados no Brasil, não há nada que valha realmente a pena.

Para tentar mudar isso, o recém-lançado Cantio! surge como mais um disputando a sua preferência. Até a interface parece ter sido inspirada no Grooveshark e o serviço conta com praticamente os mesmos recursos e tem milhares de faixas à disposição do usuário. Tudo grátis.

Uma das principais diferenças que notei (acabo de abrir uma conta para testar o serviço) é que o Cantio!, ao invés do GS, sugere constantemente faixas e artistas para o usuário, baseando-se nos charts e popularidade do Last.fm e até dos Top 10 da Billboard.

Em contraponto, a popularidade dos artistas pode ser facilmente considerada bem inferior a do seu concorrente, uma vez que o Cantio! puxa conteúdo basicamente do Intubiu.

Cantio2

A interface é bem limpa e o serviço aparenta estar bem redondo, sem bugs visíveis ou maiores problemas.

É possível criar o seu próprio playlist e também adicionar pontualmente canções aos seus "favoritos".

A função "Radio Mode" seleciona automaticamente canções para serem tocadas e imagino que vá aprendendo alguma coisa com os seus hábitos e escolhas, embora não possa confirmar isso ainda. O GS faz um pouco disso, então... Em ambos, escolho a rádio Blues ou Jazz e deixo lá.

Não curti a quantidade de recursos e memória ram que o treco consome durante o streaming.

Mais para frente, será possível customizar a interface através da seleção e modificação de temas. É possível compartilhar o que você escolhe e ouve com seus amigos no Twitter e no Facebook.

Para conhecer, aqui.

relacionados


Comentários