Meio Bit » Arquivo » Games » Inspirado no Kinect, óculos ajudarão pessoas com deficiência visual

Inspirado no Kinect, óculos ajudarão pessoas com deficiência visual

Pesquisador inglês está desenvolvendo óculos que utilizam tecnologia inspirado no Kinect.

13 anos atrás

article-2011285-0CDE493100000578-759_468x467_popupPara muita gente o Kinect só serviu para que surgisse na internet alguns hacks divertidos, mas um neurologista da Universidade de Oxford garante está conseguindo utilizar o sistema de detecção de movimentos do Xbox 360 para um propósito muitíssimo mais nobre.

Tendo se inspirado na tecnologia utilizada no acessório e no iPad (?!?), um grupo de pesquisa liderado pelo Dr. Stephen Hicks está desenvolvendo um par de óculos que pretende melhorar as vidas das pessoas que possuem sérias dificuldades para enxergar. Composto por uma armação, um par de lentes transparentes, câmeras quase imperceptíveis e um pequeno computador, os óculos permitirão que o usuário consiga perceber pessoas ou objetos que estejam a sua frente, possibilitando assim que elas possam se locomover em locais com grandes aglomerações, como shoppings, além de identificar o número de um ônibus ou as informações presentes na tela de um caixa eletrônico, que seriam interpretadas pelas câmeras e passadas por voz através de um fone de ouvido.

A estimativa é de que a invenção esteja disponível já no início de 2014 por um valor inferior a £ 1.000, que hoje daria algo em torno de R$ 2.500 e os maiores beneficiados deverão ser as pessoas atingidas pela degeneração macular decorrente da idade, que deverão passar por um treinamento para compreender os formatos que serão exibidos nas lentes através de pequenos pontos agrupados.

No momento a pesquisa já foi concluída e os envolvidos estão testando alguns protótipos, mas é certo que os óculos serão bastante discretos.

[via Mail Online]

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários