Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Ricoh compra Pentax em negócio milionário

Ricoh compra Pentax em negócio milionário

13 anos atrás

Parem as prensas, novidades chegando ao mundo da fotografia. Em um anúncio surpreendente a Ricoh, fabricante de câmeras compactas, torna pública a compra da divisão de imagem da Hoya, ou seja, eles estão levando para casa a Pentax. O negócio envolve a quantia de 10 bilhões de yens, ou 125 milhões de dólares. A Pentax é uma das empresas mais tradicionais dentro do ramo fotográfico, mas vem perdendo mercado progressivamente dentro do mundo da fotografia digital. Isso é um grande mistério, já que as câmeras fabricadas pela empresa são de grande qualidade.

A Ricoh é uma empresa que aposta em câmeras compactas, mas não possui a tecnologia necessária para entrar no mundo das câmeras com lentes intercambiáveis. Assim como a Sony fez com a Minolta, agora eles estão adquirindo esse conhecimento com a compra da Pentax. No pacote estão levando todo o Know-How tecnológico e as instalações (como a fábrica do Vietnã). A Hoya por sua vez vai manter as outras linhas da Pentax, como os equipamentos médicos. Comparando a produtividade e tamanho das duas empresas, basta dizer que em 2010 a Ricoh produziu 500.000 câmeras enquanto a Pentax bateu a casa de 1,63 milhões de câmeras no mesmo período.

A Ricoh vem passando por um grande processo de reestruturação nos últimos meses. Cortaram quase 10% da mão de obra e conseguiram sair do vermelho para o azul no último trimestre. Agora que está sobrando dinheiro decidiram dar mais um passo em seus planos de conquista global (não resisti à brincadeira). Outra grande vantagem ao comprar a Pentax é se apoderar de seus esquemas de distribuição de mercadorias na Europa e no Ocidente como um todo. Quem sabe agora tenhamos campanhas de marketing e distribuição mundial dos produtos da Pentax, afinal de contas eles serão o carro chefe da nova empresa. Adoraria ver as câmeras e assistência técnica de forma constante no Brasil.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários