Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Sigma 105mm f/2,8 EX DG OS HSM Macro

Sigma 105mm f/2,8 EX DG OS HSM Macro

13 anos atrás

Eu já tive vários alunos que começaram o curso de introdução a fotografia e se diziam amantes da fotografia macro. Mas, o macro que eles conheciam é aquela versão meio safada que encontramos na maioria das câmeras compactas. Quando mostramos a eles como uma verdadeira lente macro pode ser surpreendente a maioria desanima com o próprio equipamento. Porém, o mais impactante é o preço de uma lente de boa qualidade pode alcançar no mercado. Sempre digo que a fotografia macro deveria ser o objetivo de todo amador que deseja usar a fotografia como fonte de relaxamento. Você pode desenvolver sua atividade com calma, geralmente sentado e o seu objeto de exploração pode ser um pequeno jardim na frente de sua casa, uma praça no centro da cidade ou algum ponto da zona rural de seu município. Os únicos pré-requisitos são o equipamento, paciência e amor pelo mundo microscópico das flores e insetos.

Dentro dessa perspectiva é que fico feliz com mais um lançamento de qualidade no mercado fotográfico. Em fevereiro a Sigma havia anunciado o lançamento de uma nova lente macro com estabilização de imagem que chega somente agora ao consumidor com preço definido. A estabilização é muito útil para uma emergência, mas a meu ver não é obrigatório nesse tipo de equipamento uma vez que a maioria das fotografias macro de qualidade são feitas com tripé. A nova Sigma 105mm f/2,8 EX DG OS HSM Macro faz parte da linha de lentes profissionais da Sigma (cristais de melhor qualidade), vem equipada com sistema de estabilização de imagem OS (aquele que a Nikon está acusando a Sigma de ter copiado de suas lentes) e motor de foco rápido e silencioso (HSM). Fora a fotografia macro, a lente deve ser perfeita para a prática de retratos já que a distância focal de 100mm elimina quase que completamente a distorção ótica. A lente apresenta uma proporção verdadeira de 1:1 e um sistema de foco flutuante que, segundo a empresa, vai manter o alto desempenho ótico em todas as distâncias.  O único ponto negativo é que achei a lente um pouco feia, fugindo da tradição de design bacana da Sigma.

Para quem se interessou pelo brinquedinho, a nova Sigma 105mm f/2,8 EX DG OS HSM Macro vai estar disponível ao consumidor final por US$ 1.400,00. Um pouco salgado eu sei, mas é o preço da qualidade.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários