Games
Games
Digital Drops Blog de Brinquedo

Gráficos do PS4 poderão ser parecidos com os do PS3

Por em 20 de junho de 2011
emRumores Sony relacionados 
Mais textos de:

Site | Twitter
  • well

    Dori, eu acho que este comportamento de menos hardware e mais experiência interativa é reflexo de uma popularização geral da tecnologia. Veja por exemplo os computadores. Ninguém mais (exceto os entusiastas) fica querendo processadores cada vez melhores. Um prova disso foi o sucesso dos netbooks e agora os tabblets. A grande maioria das pessoas querem novas forma de interagir, querem facilidade.

    Além disso a relação tecnologia vs custos está se tornando um problema sério de se reolver, sem contar o problema físico e térmico que as novas tecnologias impõem. Agora junta tudo isso, mais a obrigação que a Sony e Microsoft tem de ser tão criativa quanto a Nintendo. Ou se inviste num hardware moderno e caro ou em novas tecnologias que possibilitem interações mais sofisticadas. As duas coisas tornarão o produto muito caro, e video game muito caro é pedir pra não dar certo. Lembra a demora da adoção do PS3 devido ao preço?

    • garoa

      @well, acertou em cheio. Em outras palavras, Wii Sports, Farmville e Angry Birds mostraram que tortas na cara tem mais público que dramas shakespeareanos. Besteirol barato venceu.

      • Lucilene Pereira

        Fazer o que, espero que os jogos hardcores não se extinguam por causa dessa preferência massiva à jogos casuais por parte do público.
        Quer dizer, muitas pessoas gostam de enredos cativantes, e dão muito mais retorno financeiro as companhias de games em comparação aos que preferem jogos como Farmville ou Wii Sports, mesmo que este público simplista seja exponencialmente bem maior que o público que gostam de jogos mais “bem elaborados”.
        Espero que os dois gêneros de jogos possam coexistir pacificamente, sem que haja interferências entre as partes.

  • http://twitter.com/roniuj Joel Nascimento Jr.

    Nossa, que bonito isso!

    Pena que o real motivo é o fato do PS3 nunca ter dado um centavo de lucro pra Sony (que subsidiou o console por anos, se não até hoje), com vendas muito abaixo das estimativas e principalmente depois do prejuizo no apagão da PSN, os investidores não estão muito dispostos a aprovar outro projeto milionário super-revolucionário com chips de tecnologia alienígena.

    A verdade dói, amigos. Mas vamos acreditar que eles estão a fim de dar uma chance à criatividade sobre a qualidade gráfica.

    • http://www.vidadegamer.com.br Dori Prata

      @Joel Nascimento Jr., Faz sentido mesmo, mas também não podemos desconsiderar o fato de que se por um lado eles não ganham na venda de consoles, faturam (e alto) com os royalties de cada jogo vendido.

      • http://twitter.com/roniuj Joel Nascimento Jr.

        @Dori Prata,
        Sim, mas isto não satisfaz a fome dos investidores. É prejuizo, de qualquer forma.

        Mas nem acho ruim, na verdade é um ciclo natural.

        Aliás, todo console poderoso de sua época, historicamente, nunca foi um campeão de vendas e críticas (você pode pensar no Snes, mas o NEO GEO era um arcade domestico). Acho justo isto acontecer, de verdade.

  • Simiano

    Caso isso aconteça vão acontecer duas coisas (Ou apenas uma dessas):
    1- A Microsoft vai ficar como a mais tecnológica com seu XBOX 720 bem poderoso.
    2- A nintendo vai rir a toa, pois, se o PS4 não for tão mais poderoso que o WiiU, a vantagem diminui bastante.

  • http://meiobit.com/author/Max_Laguna/ Emanuel Laguna

    Na boa, mas sempre considerei o PS3 como um console mais fraco em gráficos que o XBox 360…
    :-?
    O problema é eu explicar isso para os outros Sonystas: o processador Cell, se não me engano, nem é multi-tarefa (ou task-parallel, um termo melhor mas pouco conhecido), e, embora seja um belo monstro computacional para a época dele (2006, 2007), o forte paralelismo em dados que ele possui tem sido utilizado pelos desenvolvedores para compensar o fraco processador gráfico da nVidia (RSX).
    :shock:
    Exemplo: por mais que alguns desenvolvedores consigam entregar um 3D estereoscópico melhor que o do 360 em jogos atuais (nisso o PS3 é 720p real, enquanto o estereoscópico do 360 é 720i), vejo um empate técnico no desempenho gráfico de ambos os consoles. Não caio nessa balela de que o PS3 é (ou era) um gigante adormecido, puro marketing da Sony e parceiros.
    8-)
    Esclarecido isso, acredito que o menor lucro gerado pelo PS3 à Sony leve a empresa a apenas corrigir esses aspectos técnicos do PS3 até para facilitar o desenvolvimento de jogos num próximo console…
    :lol:
    A próxima geração promete: vejo que o plano da Sony em ter o PS3 durando 10 anos vai por água abaixo, enquanto isso a Microsoft pode até demorar um pouco mais em entregar um console mais poderoso que os outros dois concorrentes (me parece que o 360, em alguns mercados, ainda está em pleno crescimento de vendas) e aí temos a Nintendo, que tentará convencer o povo que o Wii U é hardcore.
    :-P
    Mal posso esperar pela oitava geração, embora eu só esteja com o velho PS2 aqui da sexta.

    • http://www.ic.unicamp.br/~andrade ce.andrade

      Laguna, só p/ complementar: o Cell é um processador que tem um núcleo principal com hyperthreading (embora esse nome seja Intel e não seja usado pela IBM), com 2 threads. E tem mais 7 núcleos ativos (são 8 mas um é desabilitado) especialmente feitos p/ processamento SIMD (comum nas placas de video). A Sony pensou que isso seria suficiente para aguentar o trando dos gráficos, mas acabou por recorrer, meio que de última hora, para Nvidia fornecer o RSX p/ ela. E, segundo li a algum tempo atrás, esse “meio correria” não foi bem implementada e temos algumas falhas de comunicação entre o Cell e o RSX que diminuiu o desempenho como um todo.

      Além do mais, o Cell não é muito fácil de se trabalhar. Fiz um curso de desenvolvimento p/ este processador e ele é cheio de idiossincrasias. O Xenon da XBox, e seu irmão do Wii U são mais simples em termos de desenvolvimento p/ eles. Talvez isso seja um fator que ajude na otimização, dado o expertise das softhouses.

      • http://meiobit.com/author/Max_Laguna/ Emanuel Laguna

        @ce.andrade, tu tens razão: me esqueci que o PPE possui duas threads… Mas acho meio bizarro o PS3 não poder tocar MP3 ou mesmo possuir cross chat que nem o XBox 360, cujo hardware é considerado, por alguns “especialistas” , como menos avançado que o PS3. :-?

      • jonassnoia

        @ce.andrade, Tem 7 SPEs ativos porém só 6 à disposição dos jogos (um fica para o SO).

        O que eu fiquei sabendo em relação à RSX nem era desta falha de comunicação com o Cell, e sim que ela é uma GPU boa nos PCs (7800 GTX) ao ser transplantada para o PS3 além de ser capada no acesso à memória (128 bits) ela não foi feita pensando nos consoles como foi o caso da Xenos.

        O resto que vc comentou sobre a RSX me parece correto.

        • http://meiobit.com/author/Max_Laguna/ Emanuel Laguna

          @jonassnoia, o RSX é um G70 que teve 8 ROPs cortados por conta do consumo: se fosse litografado com os 16 ROPs da GeForce 7800, só este componente ultrapassaria a barreira dos 100 W de calor para serem dissipados pelo sistema de arrefecimento do PS3… O acesso à mémoria foi “capado” pensando nos custos: com 256 bits, a PCB do console seria mais cara para ser feita, pois teria mais camadas para organizar os 512 condutores. ;-)

  • http://twitter.com/glhpimenta glhpimenta

    Acho que foi dito mais no sentido de que a diferença entre PS3 e PS4 não será tão grande quanto PS2 e PS3.
    Nem mesmo a Microsoft vai conseguir um console tããão mais poderoso assim. É só ver que essa geração tem já 6 anos e só agora jogos como battlefield 3 e crysis 2 estão mostrando a limitação desses consoles em relação aos pcs top de linha.
    Comercialmente falando, não tem porque apostar que os gráficos serão foco na próxima geração. Achar que a Microsoft vai reinar absoluta pq vai ter o hardware mais poderoso é negar os últimos anos, com o Wii vendendo muito mais que os outros dois.

    • http://meiobit.com/author/Max_Laguna/ Emanuel Laguna

      @glhpimenta, eu acho que a Microsoft tem condições financeiras de bancar sim um console bem mais poderoso que o sucessor do PS3… Me parece que o XBox 360 não tem perdido o fôlego nas vendas.
      :shock:
      Tenho certeza que caso o Japão não fosse tão arisco com os consoles da Microsoft, provavelmente a empresa do tio Bill Gates poderia segurar o lançamento de um sucessor por mais tempo.
      :-?
      Se não me engano, o Japão é o quarto maior mercado de jogos (já foi o segundo) e lá o XBox 360 só vendeu pouco menos de um milhão de consoles (um terço disso deve ser de 3RL :lol: ): caso o tal console tivesse uma aceitação parecida com o PS3, provavelmente teríamos no mundo uma vitória esmagadora do XBox 360 sobre o PS3 ao invés de apenas uma vitória simples, por tempo de lançamento (Microsoft teve dianteira de um ano na sétima geração) que é o caso atual.

      • jonassnoia

        @Emanuel Laguna, Eu já acho eu o único motivo do 360 estar empatado com o PS3 (ou levemente na dianteira) é o fato de ele ter saído um ano antes do PS3; se os dois tivessem saído juntos a Sony estaria com a Microsoft no bolso agora.

        Sobre a questão do prejuízo com o PS3 isso é balela, quase todo console sai com prejuízo no início e depois se recupera. Se esse fosse o problema as operadoras de celular estariam falidas, pois a maioria perde quando vende um Smartphone e ganha nos serviços prestados.

        Montar um console 10x mais poderoso que o PS3 HOJE ainda é muito difícil, vc precisaria de um IBM POWER 7 completo e duas GTX 580 provavelmente, o que consumiria cerca de 600w de potência de pico fora o preço astronômico.
        Um hardware que consumisse os 180 watts que o 1° modelo de PS3 teria que vir com um POWER 7 de 4 núcleos e uma HD5970; o que daria umas 5~6 vezes melhor que o PS3.

        Ainda bem que o PS4 provavelmente sairá no final de 2012, ai dará um tempo para o hardware melhorar até lá.

        • http://meiobit.com/author/Max_Laguna/ Emanuel Laguna

          @jonassnoia, bom lembrar que a Radeon HD 5970 (dual GPU) dissipa uns 294 W (consumindo cerca de 305 Wh)… Sua conta está errada, filho. ;-)

          • jonassnoia

            @Emanuel Laguna, onde le-se 5970 leia-se 6970, sorry.

          • http://meiobit.com/author/Max_Laguna/ Emanuel Laguna

            @jonassnoia, mas a Radeon HD 6970 dissipa 250 W (e consome 265 Wh) Ainda está errado o cálculo. :shock:

          • jonassnoia

            @jonassnoia, Uma 7800 GTX também consome bem mais do que a RSX do PS3:

            http://images.anandtech.com/graphs/nvidia%20geforce%207800%20gtx%20512mb_11140521121/9841.png

            Como vc disse anteriormente eles cortaram os ROPs da 7800, também faria alguma coisa para diminuir o consumo de uma HD6970…

  • http://www.gameblogs.com.br/author/bruno-grisci/ Bruno Grisci

    Espero que não se importem, mas gostaria de compartilhar minha opinião sobre esse assunto dos gráficos, e tenho um texto completo sobre isso: http://www.nintendoblast.com.br/2011/05/os-graficos-servico-da-estetica.html

    Fora essa questão, é até “natural” que os gráficos não mudem tanto, considerando que na última troca de gerações tivemos um grande salto por causa da substituição por gráficos HD.

    • http://meiobit.com/author/Max_Laguna/ Emanuel Laguna

      @Bruno Grisci, excelente texto, pena que o sistema de comentários lixo (é blogspot/blogger ?) não me permita comentar por lá… Peça ao administrador para usar Disqus ou IntenseDebate, por favor! 8-)

    • http://www.cubagames.com.br Fernando Lorenzon

      @Bruno Grisci, Parabéns pelo texto. Teve uma época há muito tempo atrás que eu participava do fórum do clube do hardware, e o mais difícil era fazer os micreiros de lá entenderem o que você escreveu. Enquanto a galera contava os milhões de polígonos, eu insistia que muitos dos jogos mais belos não tinham sequer um polígono.

      Quanto às limitações técnicas, elas também “causam” uma estética, na forma de serrilhados dos jogos 3D ou o agora famoso pixel art. Não sei porque, mas tem jogos que ficam mais charmosos quando os gráficos são mais sujos.

      • http://meiobit.com/author/Max_Laguna/ Emanuel Laguna

        @Fernando Lorenzon, talvez os pixels dêem mais asas à imaginação dos jogadores… 8-)

        • http://www.gameblogs.com.br/author/bruno-grisci/ Bruno Grisci

          @Emanuel Laguna, @Fernando Lorenzon, muito obrigado pelos comentários, acho importante que se aborde os videogames de maneira mais “profunda”.

          Quanto ao sistema de comentários, acho que mudará em breve :p

  • Pedro Calumbi

    Eu não consigo ver essa pressa em uma proxima geração de video games, vejo fanaticos por numeros e especificações falando q ta tudo muito antigo, mas como jogador não vejo nenhuma necessidade de melhorar oq está otimo, quanto a WiiU ele no maximo é uma geração 7 e meio, como o proprio japa disse o console é só um console estamos mostrando mesmo é o controle. acredito q tanto microsoft como sony tem lenha pra no minimo mais 4 anos

    • jonassnoia

      @Pedro Calumbi, Você já viu um Metro 2033 rodando no PC no máximo em full-hd?

      O PS3/360 ainda conseguem entregar uma experiência satisfatória em matéria de gráficos, mas em relação ao PC passam longe.

      • Pedro Calumbi

        @jonassnoia, entendo isso, mas entendo tb q superar o PC é impossivel, qualquer plataforma por mais maravilhosa q seja ao ser lançada 3 meses depois ja ficou ultrapassado perante um PC, gosto muito de graficos, mas nem de longe acredito q o melhor grafico seja a minha maior preocupação na hora de comprar um titulo.

  • Pedro Calumbi

    Eu não consigo ver essa pressa em uma proxima geração de video games, vejo fanaticos por numeros e especificações falando q ta tudo muito antigo, mas como jogador não vejo nenhuma necessidade de melhorar oq está otimo, quanto a WiiU ele no maximo é uma geração 7 e meio, como o proprio japa disse o console é só um console estamos mostrando mesmo é o controle. acredito q tanto microsoft como sony tem lenha pra no minimo mais 4 anos

  • kakaroto_BR

    O problema é que devido ao fraco poder de processamento dos consoles frente ao PC os jogos ficam sem poder usar todos os recursos das novas placas de vídeos para que a versão do console não fique muito atrasada em relação à versão do PC.

    • jonassnoia

      @kakaroto_BR, Essa é uma das principais reclamações do gamers de PC. De certa forma tenho que concordar com isso mas não vejo de forma tão acentuada assim.

      • http://meiobit.com/author/Max_Laguna/ Emanuel Laguna

        @jonassnoia, eu vejo muita diferença entre o 720p dos consoles e o 1080p dos PCs: bom lembrar que 1080p possui o dobro de pixels do 720p e isso significa maior informação visual…
        ;-)
        Mas se o leigo nem parece perceber a diferença entre 30 fps e 60 fotogramas por segundo (no quesito fluidez dos movimentos), porque eu teria fé na percepção que esse pessoal todo teria sobre o dobro dos pixels?
        :-?
        No máximo, diriam que o jogo está mais colorido.

        • jonassnoia

          @Emanuel Laguna, Eu não falei em relação à qualidade dos PCs X consoles, e sim que não acho que o desenvolvimento preferencialmente para os consoles das softhouses deteriore tanto a qualidade dos gráficos no PC.

          O engraçado é que eu estava jogando Uncharted 2 no PS3 em 1080p e estava incrivelmente serrilhado, mudei para 720p e melhorou da água para o vinho.

          Deve ser porque ele roda em 720p com 2x de AA:

          http://forum.beyond3d.com/showpost.php?p=1113342&postcount=2

          E em 1080p fica um upscaling barato.

  • http://www.csrenan.com Renan the Geek

    Que é isso? Dança das cadeiras? Nintendo se voltando para os gamers hardcore e Sony se voltando ao mercado mais família?

    Corram para as colinas!

    Na verdade eu até gosto disso, pois a Sony provavelmente vai apenas dar continuidade a um sistema que tem bons jogos (espero que o PS4 seja 100% retrocompatível), enquanto que a Nintendo vai se tornar novamente uma boa fabricante de sistemas. Acho que o mercado só tem a ganhar.

  • http://www.andrekenji.com.br/weblog/ andrekenji

    Não, há outro problema: os custos de produção de um jogo para PS3 ou X-Box 360 estão altos demais, tão ou mais altos que um filme de Hollywood. Jogos com gráficos ainda mais sofisticados jogariam os custos ainda mais para o alto e o sucesso de coisas como Farmville e Angry Birds indica que há um bom público que prefere coisas simples e que não faz questão de ter toda essa sofisticação(E nem de fazer os investimentos necessários para jogar algo do tipo).