Motorola evitando a marca “Motoblur”, borrada na opinião dos usuários

Motorola Photon.

Motorola Photon: MOTOBLUR na veia!

Assimilar um fracasso é um processo difícil e doloroso, um tipo de luto, seja no plano pessoal, seja no plano corporativo. Ao que parece, a Motorola já deve ter tido muita raiva da avaliação que o público fez do Motoblur e agora se encontra na segunda fase do luto: a negação.

Durante um encontro entre representantes da empresa e editores do Engadget para a apresentação do novo Photon 4G, nos EUA, o pessoal da Motorola usou o desgastado nome “Motoblur” para se referir à UI customizada que acompanha o modelo mas, segundo os editores do site, nada no material impresso que acompanha o smartphone faz menção à contestada customização.

Por enquanto, a interface customizada da Motorola para o Android, fracasso de público e crítica, ainda se encontra instalada nos lançamentos. Aparentemente, pra evitar o impacto negativo previsto pelo uso do nome Motoblur, o Photon 4G e outros modelos poderão vir com uma UI sem nome. Ou seja, é provável que nenhuma menção ao Motoblur seja feita no material impresso que venha acompanhando os aparelhos.

Talvez a estratégia da empresa seja evitar dar nome à sua UI por um tempo, realizar trabalhos no sentido de melhorá-la e, futuramente, relançá-la com um novo nome. Para o usuário importa muito mais o trabalho feito no sentido de amadurecer o software do que o nome que venha a ser dado a ele. De qualquer forma, o melhor trabalho de software já feito pela Motorola sobre o Android é o apresentado no Xoom — e eu sei que vocês me entendem.

Com informações: Engadget.

Relacionados: , , ,

Autor: Ticiano Sampaio

Formado em direito, especialista em direito constitucional, curioso compulsivo por tópicos de ciência e tecnologia, geek desde os tempos do MSX.

Compartilhar
  • Dreadful

    Motoblur borrada… HAHHAHAHaHAH saquei 😛

    • Max Power

      @Dreadful, podemos dizer que a Motorola deve estar se borrando! Entendeu? Hã? Borrando, blur…

      Tstum pssssssssssss!

      • Dreadful

        @Max Power, AHUuhAUhAUHA pegou o espírito

  • Alguém sabe me explicar o porquê de tanta necessidade de colocar uma interface própria sobre o Android? Alguém compra um celular porque TEM uma interface personalizada?

    Tirando a Sense na época de Android imaturo, uma interface personalizada do fabricante com as dezenas de (ótimas) opções no Market não parece motivo para alguém comprar ou não celular. Para mim, essas interface são tão importantes quanto os aplicativos que vem instalados em notebooks, ou seja, nada.

    • Max Power

      @G4br1el, definitivamente não. Eu acho que essa idéia de oferecer um diferencial não passa por ai. Até poderia ter uma interface diferente, mas que pelo menos não fosse tão feia e pesada.

  • Depois que a MOTOROLA fez com o QUENCH, vendendo um ANDROID sabendo que não habilitaria NUNCA a versão 1.5 do ANDROID eu nunca mais compro um MOTOROLA !

    • boobsbr

      É o problema do mercado Android. Todos os fabricantes lançam um modelo novo a cada 6 meses com poucas melhorias e esquecem dos aparelhos que já existem, ninguém recebe atualizações, nem as de segurança.

  • Saint-Clair Stockler

    Deixa ver se eu entendi: eles vão continuar empurrando goela abaixo dos pobres compradores o Motoblur, mas NÃO vão mais se referir a ele, fingindo que não existe? Céus!?! Nem sei que nome dar a essa atitude: hipocrisia tecno-comercial me parece bem bonitinho. E a Motorola, inocentemente, acha que os usuários vão esquecer que aquele cágado em forma de interface chamado Motoblur não existe? É essa sua (vã) esperança? Se for, é uma ingenuidade que não esperaria da minha sobrinha de 7 anos.

    Desisti de comprar um Defy justamente por causa do Motoblur… ¬¬

  • carituS

    A Motorola tinha é que contratar os caras do CM e do Go Launcher EX ou ADW e enterrar de vez o dito cujo. Fazer de conta que a b*** do Motoblur não existe não adianta.

    • boobsbr

      Só distribuir o telefone com ROM AOSP, sem bundles ou bloat. Talvez incluir links pros aplicativos e deixar o usuário decidir se ele quer instalar.

  • naio21

    Galero, o que é que o Motoblur tem de tão ruim? Consegue ser pior que aquele lixo do Timescape dos Xperia?

    • tudoquequiser

      @naio21, Hehehe, difícil hein? eu tenho um X10 Nario e vou te dizer… Ô treco ruim… Sobrevivo por instalar aplicativos que substituem os contatos, mensagens e discador nativos…

  • Da série “a Motorola não dá uma dentro desde o Razr”…

    • boobsbr

      Deu uma muito dentro com o Droid / Milestone originais. Pena que demorou demais a chegar ao Brasil e já estava completamente defasado.

      • @boobsbr, Droid e Milestone foram bons aparelhos mesmo. Mas desde o Razr eles não mostram nada de extraordinário no mercado.

        Não vejo muita coisa em lançar yet another android device sem um diferencial realmente marcante.

  • marcio torres

    Claro que entendi, ela acertou em cheio no XOOM, pois no gadget não há customização nenhuma… apenas o puro Android …. rs…
    Acredito que ela deveria licenciar a interface que a HTC utiliza ou se inspirar na mesma !

  • Tem coisa que eu não entendo, as pessoas compram um celular com Android por que querem Android, e claro que escolher um celular com um bom hardware conta, claro. Ai vem uma empresa e faz uma interface que propia que esconde a interface, simples, funcional e bonita padrão do Android, geralmente interfaces que deixam o celular mais lento. Sera que ninguém percebe que isso é desperdicio de esforço e dinheiro, apenas pra esconder dos usuarios leigos que não foram eles que fizeram o sistema operacional? Querem ter diferencial, hardware melhor e mais barato! Atualizações para novas versões de Android garantidas, isso é diferencial que os consumidores querem, e não um celular igual notebook windows que vem cheio de software indesejado.

    • @anakinpendragon, exato. As fabricantes de celulares deviam competir no hardware e na capacidade de suportar atualizações, mas não no software em si.

      O que acontece é que as fabricantes ainda são controladas por gente que não acompanha a evolução tecnológica, daí eles continuam com aquela mentalidade da década passada de que “o nosso celular tem mais features bonitinhas que o do concorrente”.

      • @Renan the Geek, ^X2

        Eu sempre tive profunda raiva de chegar em casa, ligar um novo laptop e descobrir uma pregada de coisas inúteis e pesadas rodando – I’m looking at you, HP. Foi a mesmíssima sensação que tive quando comprei o SG5 e vi as porcarias que a Samsung tinha enfiado nele.

        E olha que o TouchWiz não é um Sense, mas também não é nenhum Motoblur.

        De qualquer forma, nada disso deve ser considerado exatamente um deal breaker, porque sempre se pode trocar o launcher, rootear e desinstalar as porcarias que vêm de fábrica. Ou até mesmo partir para uma ROM alternativa.

        “Mas o usuário médio não quer saber de root, de rom, de odin…” Sim, pequeno gafanhoto. Mas o usuário médio normalmente também não sabe que o Motoblur é uma porcaria e que o Android vive muito melhor sem ele. E é por causa desse usuário médio que os fabricantes conseguem se safar capando o Android. Da mesma forma que a Claro consegue vender celulares Android terrivelmente capados e 99% das pessoas que compra é feliz com isso.

        Santa e saudável ignorância!

        • @RoadMaster, acabei de instalar um leak do Android 2.3.4 oficial pro Galaxy S e o Touchwiz que vem nele tá simplesmente uma bala.

          Eu tiro porque prefiro o ADW Launcher EX, gosto da liberdade de customizar, mas o Touchwiz nunca foi muito problema em questão de desempenho. Agora então, ele tá impecável nesse quesito. Quem gosta dele em termos de visual e organização, pode ficar com ele e ser muito feliz. 🙂

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis