Meio Bit » Mobile » Aplicativos que alertam sobre pontos de blitzes serão banidos da App Store

Aplicativos que alertam sobre pontos de blitzes serão banidos da App Store

Aplicativos que alertam usuários sobre blitzes e abordagens-surpresa da polícia serão banidos da App Store.

13 anos atrás

Trapster

(screenshot do Trapster, tirado durante a edição da matéria)

O Trapster sempre foi um queridinho dos brasileiros e de todo mundo, no mundo todo e em praticamente qualquer plataforma mobile (até no GPS Tom Tom).

Apesar de ainda estar disponível na Apple Store, pode sumir do mapa logo logo... ou quase.

Isso porque de acordo com a última atualização dos seus termos de uso, a Apple Store instituiu um banimento sumário de todos os aplicativos baseados em DUI Checkpoints (as nossas famosas blitzes e radares de velocidade) para o iOS.

A seção 22.8 das diretrizes reforça claramente que "quaisquer aplicativos que contenham tecnologia voltada para DUI Checkpoints que não sejam publicamente listadas pelas agências de segurança, ou que encoragem (ou facilitem) a direção perigosa/embriagada, serão rejeitadas".

Há alguns meses os senadores norte-americanos pediram para que a Apple, o Google e a RIM removessem aplicativos que favoreciam a evasão da polícia por parte de seus usuários.

No caso do Trapster em particular, a maioria dos pontos (blitzes/radares) listados nos EUA (não sei dizer aqui no Brasil) são considerados de domínio público e, portanto, não serão afetados pela nova determinação.

Isso pode mudar caso outros mesmos pontos-surpresa de vistoria, muitas vezes "alertados" pelos próprios usuários, comecem a ser inseridos neste ou em qualquer outro aplicativo.

Disse um sábio jornalista na rede que, curiosamente, se o sujeito tem a clareza de identificar blitzes-surpresa via a tela do iPhone/iPod estando totalmente chapuletado na água, por que simplesmente não a usa (a tal presença de espírito) para chamar um táxi? Espírito de porco.

Eu instalei e tirei um screenshot (acima) que mostra com perfeição os lugares onde sei que existem radares, mas não utilizo o app costumeiramente. Alguém saberia dizer se ele é utilizado tão popularmente como nos EUA e se funciona bem por aqui?

Será interessante ver como essa mudança vai afetar os usuários de outros países, como aqui, por exemplo...

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários