Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Meliante rouba MacBook e passa a ser monitorado pela vítima

Meliante rouba MacBook e passa a ser monitorado pela vítima

Americano tem seu MacBook roubado e usa recursos do aplicativo Hidden para encontrar o ladrão.

13 anos atrás

Módulos GPS em notebooks não são exatamente comuns (existe isso, aliás?), logo, soluções como a Find My iDevice (da Apple), que ajudam na recuperação de equipamentos roubados, não estão disponíveis. Uma pena, pois sobram casos onde esse tipo de mecanismo encaminhou as coisas para um final feliz.

Por outro lado, há ferramentas próprias para notebooks que tornam a vida de ladrões safados mais complicada. É o caso do Hidden, exclusivo para Mac OS X. Por US$ 15, o utilitário pode ser ativado remotamente e, a partir disso, passa a coletar e transmitir imagens pela webcam, screenshots e informações diversas de conexões de rede, as quais ajudam na localização do equipamento subtraído.

O meliante que levou o MacBook de Kaufman.

O meliante que levou o MacBook de Kaufman.

O Hidden é como seguro: a gente paga para jamais precisar usar. Joshua Kaufman, infelizmente, teve que pôr o sistema à prova desde que o seu MacBook foi roubado de seu apartamento em Oakland, California. Com a ajuda do utilitário de segurança, Kaufman foi à polícia, passou fotos do larápio e até a localização. Só que... os policiais não foram atrás, alegando "falta de recursos". E você achando que esse tipo de absurdo era exclusivo do Brasil.

Kaufman já avisou que vai entrar em contato com o escritório do prefeito. Nesse meio tempo, ele criou um blog e colocou algumas imagens do seu amigo mão leve. O título do blog? "Esse cara está com meu MacBook". Esperamos que a história tenha um final feliz, com o computador recuperado e o ladrão, julgado e condenado.

***

Aos que procuram uma solução do tipo mais abrangente, o Prey Project é a resposta. Open source e gratuito (com opção de plano Pro), faz até mais do que o Hidden e é multiplataforma — roda em Windows, Linux, Mac OS X e até Android.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários