Digital Drops Blog de Brinquedo

Computadores leves, finos e poderosos agora têm nome: ultrabooks

Por em 31 de maio de 2011
emHardware Indústria Meio Bit relacionados    
Mais textos de:

Site
  • Wallacy

    Para mim ainda são notebooks. Se tem corpo de notebook, é notebook.

  • eskimoh

    Concordo com o Wallacy… tá ficando impraticável explicar para um leigo a diferença de tantos tipos de segmentos, aí vem a Intel e poe mais um termo na dança…

    Ghedin, arruma o “podersos” lá do título ;)

    • http://www.rodrigoghedin.com.br Rodrigo Ghedin

      @eskimoh, valeu! Typo corrigido!

      []‘s!

  • http://segundachuvosa.blogspot.com G4br1el

    Bom para todos e azar dos netbooks e do Chome OS que estão ficando sem motivo de existir entre os tablets e os notebooks ultra-finos mas poderosos

    • frafra_v2.1

      @G4br1el,
      Isso! Se eu posso ter um note/ultra book e fazer tudo offline e também na Internet, para que diabos eu vou querer um ChromeOS para só ter a opção de Internet (Cloud)? Duas opções é com certeza melhor que uma só.

  • Ticão

    Para mim Laptop e Notebook são sinônimos.

    Mas veja o que achei na Wikipédia.

    “Segundo o dicionário Aurélio, existe uma pequena distinção entre Laptop e Notebook, sendo o notebook aproximadamente do mesmo tamanho de um caderno universitário e necessariamente menor que o laptop. Apesar disso, não existe uma convenção oficial sobre a nomenclatura e na linguagem popular o uso dos dois nomes se faz de forma aleatória, sendo os computadores portáteis pequenos ocasionalmente chamados de notbooks e os computadores portáteis grandes ocasionalmente chamados de laptops.”

    Então um de 17″ é um Laptop? Bom saber.

    Uma sugestão de “discurso”:

    Laptop ou Notebook = É um PC portátil.

    Netbook = É um Notebook: Menor, mais Leve e mais Barato. Porém com Menor “capacidade”.

    Ultrabooks = É um Notebook: Menor, mais Leve e mais Caro. Porém com Maior “capacidade”.
    Ou
    Ultrabooks = É um Notebook: do mesmo tamanho porém mais fino, mais leve e com Maior “capacidade”. Logo é mais caro.

    Smartbook = ?

    • http://www.rodrigoghedin.com.br Rodrigo Ghedin

      @Ticão, vai por mim: isso é besteira. Não existe diferença entre laptop e notebook. A maioria das definições que os diferenciam dizem que o notebook é mais leve, fino e tem bateria de longa duração — em outros termos, o que os ultrabooks se dispõem a ser. E, para complicar ainda mais, há quem diga que é exatamente o contrário, que os laptops são mais leves, finos, yada yada yada.

      Smartbooks, falando de modo grosseiro, são notebooks com processador ARM.

      []‘s!

    • Darkus

      @Ticão, Se tiver co-processador de vídeo (Radeon ou Geforce) chamarei de Netbook leve e fino … que roda Crysis e games de verdade nas horas de lazer!

  • m4rcos

    MacBook Air killer?

    • AnGRA

      @m4rcos,

      Select “MacBook Air”

      Ctrl-C
      Ctrl-V

      Del “Steve Jobs”

      Rename Asus-XXX

      • Overlord

        Como se o maravilhoso MacBook Air tivesse USB 3.0 e Core i7… :)

        • Rodrigo8

          @Overlord, esqueceu do maravilhoso preço .. macbook air Core2duo (kk) 256hd (haha) 2G men psss 1 USB , barato 6 mil reais

          • dotvitor

            @Rodrigo8,
            6 mil?
            http://store.apple.com/br/browse/home/shop_mac/family/macbook_air?mco=MTM3NjU5MzU

            Tudo isso que você disse e mais um pequeno detalhe: Mac OS :/

          • lucky

            @dotvitor,
            ahhh tah o modelo core2duo de 1,4GHZ ta 3 mil….
            não obrigado…

          • RodKenobi

            @Rodrigo8, Tudo bem que é caro mesmo, mas vc deu risada aí de 256GB de SSD, o que não é nada desprezível. 1100 reais pra pular de um 128 par 256.

  • F4V3R0

    Eu penso que o termo netbook hoje em dia não vale mais…lá em 2007 quando eu peguei um eeepc 701 para ver qual era, realmente o termo se valia, uma vez que embora eu tentasse fazer mais coisas, basicamente funcionava para internet. Hoje em dia os netbooks atuam são muito potentes e servindo muito bem um usuario médio. tenho um 1201t e posso assistir videos 1080p e alguns programas a mais.
    Acredito que o termo ultrabooks meio sei lá…porém ainda acho que existe sim uma diferença entre os algumacoisabooks dos notebooks. Notebooks tem um corpo maior, drive optico e principalmente uma potencia maior (comparando netbooks e notebooks bons).

    • Wallacy

      @F4V3R0,

      Um notebook potente é um notebook potente, não precisa de outro nome.

      • http://www.twitter.com/viquitor RoadMaster

        @Wallacy, ^X2.

      • F4V3R0

        @Wallacy, Entendo seu ponto de vista, e acho até cabivel, caso contrario teriamos que separar e classificar tanta coisa que não teria mais fim isso. Mas —-talvez—- caiba ai uma separação, para os notebooks finos e leves, de muita portabilidade, para os demais que não são tão portateis (para os padroes de hoje). Levando para os extremos: talvez fique um pouco forçado classificar um eee 701 e um alienware de 17′. ENTRETANTO pensando em deskotp, não se faz diferença para desktop low end para desktop gamer. Apenas gamers chamam seus pcs de gamers.
        Enfim…fica dificil realmente.

  • anedox

    O termo geral é PC, e ninguém falou nele. A média dos europeus chama os portáteis de laptop qualquer que seja o modelo (às vezes dão uma colher para os netbooks). Qualquer outro nome/apelido é marketing e ninguém deveria repeti-lo e fazer o jogo dos fabricantes.

    NOTA – Esse assunto é muito chato. :(

    • anedox

      Onde se lê “chato”, leia-se “bobo” – tanto faz.:)

  • http://www.contraditorium.com Carlos Cardoso

    Laptop e Desktop. Pra mim é perCa de tempo diferenciar mais. Netbook? Laptop pequeno.

    Até pq o Steve Jobs espoca um rim se você chamar o Macbook Air 11″ de netbook.

  • manin666

    Tá complicado, os tablets PCs já vieram fazendo bagunça com seus Slates (tablets sem teclado fisico) e os pads. Agora vem a intel tentar chamar notebook de ultrabook e a gigabyte chama o dela de Booktop (seria um computador para ser usado sobre um livro?http://www.electronista.com/articles/11/05/30/gigabyte.s1080.tab.and.m2432.booktop/)
    Eu proponho mudar tudo pra tijolo, que pode ser usado pra qualquer formato e peso funcionando ou não.

    Pra mim ultrabook seria um notebook com tela de 20 polegadas, 24 GB de RAM e 2 TB de hd, com bateria que durasse 12 horas e 5 quilos de peso.

  • quixotinho2

    Concordo com a classifcação do Cardoso, os fabricantes querem criar mais rotulos que generos de rock … apesar de prefirir a palavra notebook a laptop, esta que acho meio florzô….

  • http://twiiter.com/criscmaia criscmaia

    É, do mesmo jeito que um fusca e uma ferrari merecem categorias diferentes. #not

  • lucky

    26 comentarios sobre “notebook ou laptop” O.o
    muito tempo livre?

  • mlevils

    Quem sabe um tablet que um desenvolvedor consegue usar.

  • leozdnbr

    eu adoro tecnologia
    mas eu nao tenho dinheiro suficiente nem bolsos na calça suficiente pra carregar um smartphone, um palmtop, um player mp3, um tablet, uma máquina digital, um netbook, um pendrive, um hd externo, um sei lá o que mais.. meu deus o que mais vão inventar pra me empurrarem guela abaixo e eu não me sentir que parei no tempo?
    só preciso de um telefone e um pc (seja desktop ou laptop) e seria legal que todas as outras funções fossem inseridas em um desses dois aparelhos.. e não o processo inverso.. que se crie um aparelho pra cada finalidade.

    seria wonderfull se tivesse um laptop do tamanho e peso de um tablet, com touch screen, gps, camera full hd, acesso a internet wifi e 3g, saida hdmi, usb 3.0, tela led full hd, que eu pudesse abrir e ter um teclado QWERTY full size, com o mesmo poder de processamento e armazenamento de um desktop. e acho que se alguém está caminhando pra esse lado está indo pelo carminho certo.