Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Hasselblad H4D-200MS - 200 megapixels para você

Hasselblad H4D-200MS - 200 megapixels para você

13 anos atrás

Há muito tempo que não falávamos por aqui de corrida dos megapixels. Ao que parece os fabricantes chegaram à conclusão que não compensa muito ficar dobrando a quantidade de pixels nos sensores. Ou simplesmente chegamos a um ponto em que a tecnologia ficava inviável. Seja qual for o motivo, a briga passou a ser por outras características, como a qualidade dos ISOs elevados. Eu prefiro assim. Mas, às vezes aparece um equipamento que tenta extrapolar novamente. Pensei nisso quando vi o lançamento dessa nova Hasselblad H4D-200MS. Olhando para o equipamento descobrimos que a câmera possui quase as mesmas características e o sensor dos modelos H4D-50 e H4D-50MS, porém com  a capacidade de fazer fotos com 200 megapixels de resolução máxima.

A câmera é equipada com um sensor de 50 megapixels e realiza seis fotos em seqüência para atingir essa resolução gigante. Mas, o pulo do gato aqui não é apenas o fato de juntar as seis fotos ou realizar um processo de interpolação. Existe um processo inédito envolvido aqui. No processo de interpolação normal o software da câmera cria pixels tendo como base os pixels existentes. Isso aumenta a resolução da imagem, mas não a qualidade. Muito se perde e existe um limite para o quanto podemos interpolar essa imagem. Porém, com o sistema da Hasselblad a coisa é diferente. Eles usam um mecanismo patenteado chamado symmetrical multi-shot frame. Esse sistema se utiliza de atuadores piezo-elétrico (nome bonito) para mover o sensor entre os disparos a uma distância de 1 pixel e meio. Dessa forma, em cada disparo será capitado um novo pixel que será unido em uma única imagem pelo software da câmera.

Complicado? Só um pouquinho. O que importa é que temos um novo tipo de tecnologia que pode entregar fotos com a possibilidade de grandes impressões. Se vai ser um sucesso e se mostrar um novo caminho para as câmeras digitais de alto desempenho temos que esperar para ver. O que importa é que a nova Hasselblad H4D-200MS vai estar disponível para o consumidor pelo singelo preço de US$ 43.995,00. Acho que todo mundo deveria ter uma.

Fonte: Photography Bay

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários