Dos cinemas para o seu PC, YouTube passa a exibir vídeos em 3D estereoscópico (mas só no Firefox)

Impressiona-me cada novidade relacionada ao 3D estereoscópico que aparece. Avatar, do James Cameron, um filme bem fraquinho mas com efeitos tridimensionais legais, desencadeou uma corrida maluca pelo 3D, como se o público estivesse ávido por essa tecnologia.

Pessoal, uma novidade: ele não está.

Nem no cinema, até agora o local menos incômodo para o 3D, ver vídeos que supostamente saltam da tela, com óculos de plástico barato, é unanimidade. Eu, particularmente, dou preferência ao bom e velho cinema convencional, de “cara limpa”, porque o 3D estereoscópico não acrescenta muita coisa. Na real, os óculos atrapalham e incomodam, bastante.

E ainda tem as dores de cabeça, a impossibilidade se assistir a qualquer coisa deitado… Enfim, são desafios que a indústria terá que superar, mas que mesmo quando isso acontecer, o futuro do 3D ainda é bastante incerto.

Isso deve ficar mais interessante com os tais óculos 3D...

Isso deve ficar mais interessante com os tais óculos 3D... (Clique para ampliar)

Ok, crítica gratuita feita, vamos ao que interessa. Mozilla, YouTube e NVIDIA uniram forças para trazer o 3D estereoscópico para dentro da sua casa!

As três gigantes passam a oferece a tecnologia dentro do YouTube, de modo que vídeos em WebM (logo, na versão HTML5) passam a pode ser apreciados, mas só no Firefox 4, o único navegador que suporta a tecnologia, e para quem tem o conjunto de hardware NVIDIA 3D Vision, que consiste numa placa de vídeo compatível com a tecnologia, monitor de alta frequência e óculos 3D da própria NVIDIA.

No YouTube, os vídeos compatíveis com a tecnologia são identificados com a tag yt3d, além de um ícone similar ao que identifica vídeos em alta definição.

Chris Blizzard, um diretor da Mozilla, espera que esse movimento pioneiro inspire outros desenvolvedores a criarem soluções que envolvam o 3D na web. Ele também acredita que, em breve, outros navegadores passem a oferecer o mesmo que, hoje, só o Firefox 4 oferece.

Via Mozilla Blog.

Relacionados: , , , , ,

Autor: Rodrigo Ghedin

Blogger, bacharel em Direito e acadêmico de Sistemas de Informação.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples