CEO da NVIDIA decepcionado com as vendas pífias de tablets Android

Claro, para Jen-Hsun Huang são tablets Tegra 2, estragados por uma versão bugada de sistema operacional e uma oferta quase inexistente de aplicativos, e não deixa de ter razão. Enquanto o Google tentava fazer hype em cima do Honeycomb e Steve Jobs dizia em uma apresentação que os tablets Android tinham apenas 100 aplicações, na realidade eram apenas 16.

O preço é algo fundamental também, para Hsun. Segundo ele deveriam focar em tablets baratos, sem 3G, e não em competidores diretos na mesma faixa de preço do iPad.

O problema é que ninguém fora o Rubens quer ser segundo, todo mundo quer seu “iPad killer”, forçam as equipes de desenvolvimento a cumprir prazos irreais e, pior, forçam suas mentalidades corporativas nos produtos, sem entender que é justamente isso que o consumidor não quer.

O consumidor está se lixando se o produto é “iPad Killer”, ele quer algo que funcione e atenda suas necessidades, não uma coleção de recursos colada com cuspe feita para parecer um iPad mas que tem que ir pra assistência pra instalar o 4G, como o Xoom, ou para poder dar boot, como o PlayBook.

Como um CEO dizer que toda a linha de tablets que roda seus chipsets está CONDENADA não é bom para os negócios ele terminou a apresentação com um tom positivo, dizendo que a nova geração de tablets Android resolveu os problemas, são excelentes e rodarão maravilhosamente o Android 3.1.

Para ele é normal esse tipo de ajuste, que a primeira geração de tablets Android falhou por ser a primeira geração.

Eu acho que a primeira geração falhou justamente por COGITAREM a possibilidade de seguir a postura “tudo bem, a gente conserta na próxima versão”. É algo que sob uma Jobsocracia é punido com morte instantânea. A Apple erra, mas nunca por indolência.

Quer entender o (triste) estado dos tablets não-ipads? Veja o comparativo Xoom vs iPad2 feito pelo nosso honrado co-irmão Gizmodo BR:

Relacionados: , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • T E Lawrence

    Jobsocracia

    Isso faz toda a diferença do mundo.

    ______
    42

  • rca_cap

    Me desculpe,
    mais é lógico que o CEO da NVIDIA não falaria que está decepcionado com as vendas pífias de tablets Android.
    cade a fonte?

    a Nvidia, está apostando nos tablets e no android, como objetivo ampliar a sua atuação no mercado.
    e o resultado só virá no futuro. não agora. Todo mundo sabe disso, principalmente o pessoal da Nvidia

    • @rca_cap, tá no SEGUNDO link da matéria, lamento que você ache que o MeioBit é irresponsável a ponto de veicular uma matéria dessas sem uma fonte sólida.

      Na boa, isso aqui não é bloguinho de fanboy.

      • rca_cap

        @Carlos Cardoso,

        pois é, fiquei surpreso com a matéria do meiobit. Sensacionalista.
        me lembra aqueles jornais policiais, que escorrem sangue.

        veja os 2 últimos parágrafos do link que mencionou

        —>
        But considering the weak start for Android tablets, things can only get better. “Best Buy…is creating a dedicated location, called Tablet Central, within stores and online,” Shim wrote. “While we continue to believe that there are challenges…creating a separate section for tablets is a good start.”
        “And it points the company and its tablet hardware partners in the right direction,” he concluded.

        • @rca_cap, isso está no final do post.

          Fala a verdade: você só leu o título, né?

  • MarceloMac

    o iPad é a era pos-pc mesmo, pesquisas já demonstram que o usuário o utiliza basicamente para internet e outros, mas o uso profissional está começando a crescer e tem mais, quando se compra um iPad, o PCZÃO vai pro quarto escuro e é ligado “as vezes”, pois utiliza-se mais o iPad.

    Fonte: http://www.viuisso.com.br/2011/05/13/ipad-e-para-navegar-na-web-mas-comportamento-comeca-a-mudar/

  • AnGRA

    Touche 🙂

  • bpiero

    Uma dúvida que fiquei: está correto dizer que no vídeo comparativo o blogueiro abria os sites em abas novas no Xoom, enquanto que no IPad o fazia sempre na mesma?

    • @bpiero, sim, safari não tem abas. Ele abre várias páginas mas a troca não é tão simples.

  • harlleysathler

    O curioso é que o pessoal não aprende! Assisti ao comercial do Xoom dia desses! Não entendo muita coisa de marketing, mas achei aquilo uma aberração! Se dependerem desse tipo de propaganda para vender mais Xooms, as vendas continuarão sendo pífias mesmo!

  • Se vcs acharam ruim o video que tem no post, vejam esse, que é a segunda parte do teste de navegação do Gizmodo BR:

    http://www.youtube.com/watch?v=LhY4uJjChlM&feature=channel_video_title

    • @brunaomafiotecano, eu tive pena do Xoom, por isso não postei a 2a parte 🙂

  • maiconfaria

    O review foi bom, o problema é comparar uma solução que tenta trazer o desktop para um tablet (caso do Xoom) e uma que depende da customização do mundo para se adequar a tendência (caso do Ipad). Os pontos (primariamente associado a questão do flash player) que são mostrados no review são equivalentes a, guardadas as devidas proporções, comparar um smartphone com um celular sequinho usando como parâmetro duração da bateria e responsividade.

    Para os fanboys fica a sugestão do 1o episódio da 15a do southpark… The HUMANCENTiPAD,
    Cartman demonstra o porque do sucesso do iPad hehehehe

  • Incrível como o Xoom não consegue manipular direito o site do próprio Xoom. Quantos problemas de navegação por conta do Flash, heim? E no fim das contas o iPad continua conseguindo tocar os vídeos da internê afora. Flash pra quê, mesmo?

  • pedropauloalmeida

    Mas o argumento é o mesmo: a forma como texto foi escrito dá a entender que a Apple nunca comete erros e que o Android sempre será algo bugado e ineficiente. Para qualquer pessoa desprovida de favoritismo fica fácil enxergar que o texto é extremamente tendencioso.

    Claro que o Android tem falhas. Eu como usuário do iPhone por mais de ano sei que ele tem também muitas falhas. Eu considero que meu GalaxyS tem sinal inferior ao iPhone e a qualidade do som MP3 também é (muito) inferior ao do iPhone. Já a tela do GalaxyS é muito superior, o streaming de arquivos remotos é superior e o browser Chrome é mais rápido e fica menos “buraco em branco” nas rolagens de páginas etc.

    O Google disse que até o Android atual, suas versões não eram as melhores para os tablets. Isso não impediu que os fabricantes tentasse adaptar a plataforma (aberta é bom lembrar) em seus produtos, na busca, óbvio, por uma fatia do mercado. Mas isso é uma verdade incômoda demais para ser lembrada nesse artigo, correto?

    Separar produtos de TI como “Deus e o Diabo” é só um sinal de matéria comprada ou incompetência editorial. Nenhuma empresa é Deus. Nenhuma empresa é o Demônio. Todas erram e acertam. Acreditar em outra coisa é só amor pela marca, logo, cegueira intelectual.

    Será mesmo que o Meio-Bit pensa que seus leitores são tão fáceis de manipular? Que tal um artigo mais ácido ainda para criticar o Android mas baseado em uma crítica intelectual e sem termos deslumbrados e de paixão subserviente como “jobsocracia”?

    Os leitores do site agradecem.

    • escrutinador

      @pedropauloalmeida, faço minhas as suas palavras. o Cardoso é genial, mas peca pela parcialidade extrema em favor da maçã.

    • m4rcos

      @pedropauloalmeida, Realmente esse Cardoso não aprende. Já não bastasse essa mania absurda de dar a sua OPINIÃO em BLOG de tecnologia, agora coloca também fontes e fatos pra justificá-las.
      Onde já se viu uma coisa dessa?

      • Luiz Felipe

        @m4rcos, Verdade, somente leitores podem dar opnião. O escritor tem que ser imparcial. Sorry, imparcialidade non ecziste.

        • Musschenbroek

          @Luiz Felipe, cadê o point d’ironie quando precisamos dele!?

          • MarceloMac

            Haters Gonna Hate…. não tem jeito, falar bem da Apple atualmente é crime.

          • Luiz Felipe

            @Musschenbroek, Eu percebi que era ironia. por isso tive que ironizar a ironiza. ironico não. por isso que eu disse verdade.
            Vai dizer que não conhece a dupla ironia.

    • @pedropauloalmeida, mais um anarquista sem causa…

  • mateusp

    Well…esses tablets “de marca” estão fadados ao fracasso, custaria tanto à essas empresas fazer uma pesquisa de mercado para saber quanto elas estariam dispostas a pagar por um tablet?
    Sabe qual é o Ipad killer para mim? o xing-ling dual core 800mhz de 10″ que comprei por 250 reais no ebay, sem mais.

    • cdsmaker

      @mateusp, É, Quem não tem cão caça com xing-ling

      • mateusp

        @cdsmaker, discordo, cão para um ipad eu tenho, nada contra a apple, só não há a vontade de comprar, um macbook pro justifica seu preço, eu preciso de um, já um ipad…

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Adidas, Cupom de desconto Submarino, Cupom de desconto Americanas, Cupom de desconto Casas Bahia