Meio Bit » Arquivo » Software » lubuntu ganha reconhecimento da Canonical e passa a ser um "derivado" oficial do Ubuntu

lubuntu ganha reconhecimento da Canonical e passa a ser um "derivado" oficial do Ubuntu

lubuntu, variação peso-pena do Ubuntu, passa a ser reconhecida oficialmente pela Canonical.

13 anos atrás

Não é só de Ubuntu que a Canonical vive. Baseado no seu sistema principal, existem alguns outros que compartilham a maioria parte das características, mas, em geral, saem de fábrica com ambientes gráficos diferentes. São os casos do Kubuntu e Xubuntu, respectivamente com KDE e XFCE.

Logo do lubuntu.Baseado nessa premissa, um grupo de desenvolvedores criou uma outra variação do Ubuntu, o lubuntu, esse baseado no ambiente LXDE, com foco em máquinas simples, com hardware mais fraco e/ou antigo.

Durante a UDS, encontro de desenvolvedores do Ubuntu, Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, rasgou elogios ao lubuntu:

"Agradeço o ótimo trabalho e grandes progressos do lubuntu nos últimos dois anos. O fato de vocês estarem totalmente no arquivo, usando PPAs e outras ferramentas de forma efetiva, torna possível a nós reconhecer o lubuntu como parte oficial do projeto. (...) De minha parte, não vejo problema em prover ao lubuntu o agendamento de sessões na UDS, e para nós, chamar a atenção ao projeto nas notas de lançamento. (...) Nossa meta com o Ubuntu é assegurar que o arquivo contenha toda a riqueza do software livre. O LXDE é, sem dúvidas, parte disso, e com outros ambientes para desktops demandando muitos recursos dos PCs, o LXDE tem um papel contínuo a ser desempenhado."

A grande meta dos criadores do lubuntu, enfim, aconteceu: tornar o projeto parte oficial do Ubuntu. Julien Lavergne, um dos desenvolvedores, disse ao Ubuntu-User que o reconhecimento por parte da Canonical já é certo, e que a primeira versão presente nos repositórios da Canonical será a 11.10. Uma mensagem oficializando tudo isso será enviada, em breve, numa das listas de discussões oficiais da Canonical.

Área de trabalho do lubuntu.

Área de trabalho do lubuntu.

O lubuntu funciona em computadores bem modestos, até mesmo em Pentium II com 128 MB de memória. O download, gratuito, pode ser feito no site oficial.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários