Meio Bit » Arquivo » Indústria » Outro gigante que cai

Outro gigante que cai

17 anos e meio atrás

Há pouco tempo foi a Apple. A inventora do computador pessoal abriu mão de sua "diferença" e aderiu ao IBM PC depois de insistir, por quase duas décadas, que o padrão criado pela BigBlue era inferior. Agora é a SGI, histórica fabricante de hardware e sistemas para aplicações gráficas que sucumbiu, via mercado, ao padrão Intel. A história das duas empresas se parece muito. Inovadoras e implementadoras de soluções em estado de arte SGI e Apple colocaram seus nomes na história da informática, cada uma a seu modo. Especificamente no caso da SGI máquinas com processadores padrão MIPS (um tipo de arquiterua RISC muito respeitado no mercado de TI) e um UNIX proprietário chamado IRIX voltado para o desempenho em tarefas de criação de gáficos e efeitos digitais.

Com o surgimento de máquinas x86 poderosas e baratas nos últimos anos, com desempenho muito bom em relação ao seu custo unitário e com a ampla adoção de um UNIX-like livre (o Linux) o negócio da SGI começou a fazer água. Ela manteve suas fichas em seus processadores específicos e sistema proprietário, mas abriu espaço para máquinas Intel (Itanium) executando Linux em sua linha de produtos. Após entrar em concordata e chegar muito perto da falência no ano passado a SGI começou um processo de reestruturação para voltar a dar lucro. Uma das soluções encontradas e anunciada essa semana foi a de descontinuar duas categorias de produtos: os servidores com processadores MIPS e seu UNIX IRIX. Essa atitude fecha um capítulo importante da história da informática pois é o momento onde a co-criadora do OpenGL torna-se apenas mais uma produtora de software e montadora de hardware. Máquinas SGI daqui pra frente usarão apenas processadores Intel Itanium e sistemas Linux, de fornecedor ainda não especificado.

É o mesmo caminho que a Apple percorreu ao abrir mão dos processadores PowerPC em favor dos Intel x86. Uma triste mostra de que no mundo dos negócios pensar diferente dá menos dinheiro do que pensar igual.

relacionados


Comentários