Meio Bit » Arquivo » Mobile » Monstros S.A. faz escola: seu próximo celular poderá ser recarregado (literalmente) no grito

Monstros S.A. faz escola: seu próximo celular poderá ser recarregado (literalmente) no grito

Pesquisadores sul coreanos trabalham em tecnologia que permitirá recarregar o celular com som.

13 anos atrás

Na base do grito.

Na base do grito.

Qual o maior problema de todo smartphone atual? Digam o que quiserem, para mim é a autonomia das baterias. É bastante frustrante, quase paradoxal, um telefone móvel ter que dormir na tomada todo dia. Por mais legal que os sistemas operacionais sejam, é um saco ter que depender tanto de fontes de energia para usar o celular.

Diversos estudiosos se debruçam sobre as pranchetas de desenvolvimento para chegar a uma solução melhor que a atual, algo que nos permita usar celulares e, por que não, outros gadgets por bastante tempo com uma carga apenas. Como esse time da Universidade de Sungkyunkwan, de Seul, Coreia do Sul.

Liderado pelo Dr. Sang-Woo Kim, o time trabalha numa tecnologia que permite a recarga da bateria do celular com barulho. Tanto a voz, numa chamada, quanto o barulho ambiente, seriam capazes de serem convertidos em eletricidade e alimentar a bateria, aumentando a sua duração.

A tecnologia funciona assim (a grosso modo): minúsculos fios de óxido de zinco são prensados com dois eletrodos. Um amortecedor sonoro no topo dessa armação vibra quando é atingido por ondas sonoras, fazendo-a comprimir e se soltar, seguidamente, movimento esse que gera a corrente elétrica usada para recarregar a bateria.

O primeiro protótipo funcional consegue converter 100 decibéis, que equivale a uma esquina barulhenta com tráfego pesado, em cerca de 50 milivolts, pouquíssimo para os padrões das baterias atuais. Os pesquisadores pretendem experimentar outros materiais com o objetivo de gerar mais energia com menos barulho.

Fonte: The Telegraph.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários