Meio Bit » Arquivo » Games » Conheça a origem da frase “Winners Don't Use Drugs”

Conheça a origem da frase “Winners Don't Use Drugs”

Tela muito comum nos arcades foi ideal do diretor do FBI para combater as drogas entre os adolescentes.

13 anos atrás

dori_winn_05.05.11Se você frequentou algum fliperama nas década de 80 ou 90, certamente conhece uma tela em que podíamos ler algo que em inglês dizia “Vencedores não usam drogas”, o símbolo do FBI e o nome do diretor da instituição, William S. Sessions, mas você conhece a história por trás de uma das frases mais conhecidas da história dos jogos eletrônicos?

O site 1UP publicou um artigo muito legal sobre o assunto, onde eles dizem que a ideia veio do próprio Mr. Sessions, advogado bem sucedido e condecorado piloto da Força área norte-americana que após assumir a polícia federal do país tinha como um dos principais objetivos diminuir o tráfico de drogas e percebeu que a melhor maneira para fazer isso seria falando diretamente com os jovens e como a indústria dos jogos eletrônicos crescia rapidamente, estava ali o meio ideal.

Após conversar com Robert Fay, da associação americana responsáveis pelos arcades, ele conseguiu convencer 17 das 20 principais fabricantes de máquinas, como Taito, Tecmo e Tradewest a inserirem a imagem em seus jogos e durante vários anos a tela praticamente não passou por mudanças. Mesmo com os avanços da tecnologia que permitiu títulos cada vez mais bonitos, o escudo do FBI tornou-se apenas um pouco mais detalhado, mas sempre sem a utilização de efeitos ou firulas.

É pouco provável que a campanha tenha conseguido diminuir o uso de drogas entre os jogadores, mas mesmo assim ela se tornou amplamente conhecida e passou a fazer parte da cultura popular, tendo virado camisetas e aparecido em episódios dos Simpsons e mesmo com William S. Sessions tendo deixado a alta cúpula do FBI em 1993, ela não deixou de aparecer nas telas de inúmeros arcades, até que em 1998 o Marvel vs. Capcom fui um dos últimos jogos a trazer a memorável tela.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários