Meio Bit » Arquivo » Linspire e Freespire Linux: Click 'N Run agora é gratuito

Linspire e Freespire Linux: Click 'N Run agora é gratuito

No que a Desktop Linux considera uma surpresa, a Linspire, considerada a distro Linux mais fácil de se usar, não irá mais cobrar pelo serviço de instalação e atualização de software chamado Click 'N Run. Esse era a principal fonte de receita da empresa, mas eles alegam que as

17 anos e meio atrás

No que a Desktop Linux considera uma surpresa, a Linspire, considerada a distro Linux mais fácil de se usar, não irá mais cobrar pelo serviço de instalação e atualização de software chamado Click 'N Run. Esse era a principal fonte de receita da empresa, mas eles alegam que as vendas de outros produtos e serviços "high-end" permitem que o serviço seja completamente gratuito.

Além disso, a empresa irá abrir o código-fonte em dezembro desse ano, o que pode transformar instalação de software no Linux mais fácil do que qualquer outro sistema operacional disponível. Através de uma interface comum, é possível instalar, atualizar e até mesmo comprar software, tudo de forma automática.

Esse é um dos pontos fortes da distribuição Linux gratuita da Linspire, o Freespire e sua versão comercial também. Era cobrada uma taxa anual de até 50 dólares pelo serviço, mas com a gratuidade, qualquer usuário de uma dessas distros já pode usufruir do serviço.

Com o código-fonte do cliente de instalação aberto, outras distros poderiam acrescentar o serviço. Na verdade, eles estão recriando partes do código para facilitar o desenvolvimento e não apenas publicando o que já existe.

Em tempo, a Linspire é considerada escória por fanboys pois trabalha para facilitar o máximo a vida de usuários e empresas e se necessário, a distro vem com drivers e softwares proprietários e de código fechado.

Para usuários finais que não entendem absolutamente nada de pacotes e só querem o software funcionando é uma dádiva da tecnologia e do bom senso.

Fonte: DesktopLinux

relacionados


Comentários