Serious Sam 2 para Linux – Serious Editor 2 também!

A Croteam, empresa baseada na Croácia e criadora do divertido Serious Sam está em fase de conclusão da versão 2.0 do jogo para Linux. E não apenas um port do código original, mas nativo. Eles também estão trabalhando no Serious Engine 2, a plataforma de desenvolvimento de mods para o jogo, mas que pode ser licenciada para criar outros jogos também.

sam2_greendale_640x480.jpg

Quem compra o jogo, assim como na versão para Windows, a Serious Engine vem de graça para que mais fases, monstros, armas e conteúdo possam ser criados e distribuídos pelos próprios gamers, mas limitado ao cliente Serious Sam 2.

Para criar seus próprios jogos para Linux, comercializá-los, open source ou não, de graça ou não, é necessário licenciar a Serious Engine. E isso pode estimular a produção de títulos originais, já que o trabalho mais pesado é justamente criar essa tecnologia, como plataforma.

O tempo dirá se a viabilidade do Linux como plataforma nativa de jogos é real. A Croteam, com esse investimento, certamente acredita que sim. Interessados podem entrar em contato através dessa página.