Devido a apagão da PSN, Sony dará presentes

dori_psn_02.05.11

Se tudo correr conforme o esperado, ao longo dessa semana os usuários da Playstation Network verão o ressurgimento do serviço e como era de se esperar, a Sony tomou uma série de iniciativas para fazer com que a sua rede não passe por um problema tão crítico quanto o que a derrubou por quase quinze dias e claro, aproveitará para tentar melhorar um pouco a sua imagem perante mais de 70 milhões de consumidores.

Nesta nova fase da rede vários níveis de segurança foram implementados, como firewalls adicionais, proteção e encriptação de dados mais eficientes e a utilização de softwares que monitorarão invasões e ataques para que o problema seja detectado com mais agilidade. Desta forma a Sony pretende religar as funções da PSN progressivamente, com os modos online do games sendo prioridade. Outras funções que também voltarão a funcionar são o Qriocity (serviço de streaming de música, filmes e livros não disponível para o Brasil), possibilidade de gerenciarmos nossas contas, Playstation Home, sistema de chat e lista de amigos. Além disso, haverá uma atualização de firmware que obrigará a todos os usuários a trocarem a sua senha e para aumentar a segurança, essa alteração só poderá ser realizada no mesmo console em que a conta foi criada ou através de um email de confirmação.

Mas se você acha que tudo isso não passa de obrigação por parte da companhia, agora vem o lado bom dessa história. Numa tentativa de prestigiar os seus consumidores e consecutivamente limpar um pouco a sua barra, com o retorno da PSN a Sony oferecerá um programa chamado “Welcome Back”, que consistirá em oferecer alguns presentinhos a aqueles que não atiraram os seus videogames pela janela. As contas de cada região serão presenteadas com o que eles descrevem como “conteúdo de entretenimento Playstation”, o que provavelmente significa jogos e cujo detalhes serão divulgados em breve. Cada conta também terá direito a 30 dias de Playstation Plus e quem já é assinante ganhará um mês adicional, assim como os países que possuem acesso ao Qriocity.

Mas será que todas essas inciativas serão suficientes para fazer com que os jogadores voltem a ter confiança na PSN? Depois dessa invasão é evidente que muitas pessoas passaram a repensar a ideia de ter seus dados cadastrado num serviço que se imaginava ser seguro e eu não tenho dúvidas de que o ataque à rede do Playstation não arranhou apenas a imagem da sua fabricante, mas de todo o mercado de vendas online.

[via Playstation Blog]

Relacionados: , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Prado

    O maior presente que a Sony podia dár era criar recursos decentes para PSN, por exemplo uma inferface decente para chat com voz/video na buddylist. Pq convenhamos, é de uma pobreza de recursos as interfaces que a PSN oferece.

    Uma coisa que muito me encomoda é que não da nem para alterarmos o nick que fica sendo mostrado na buddylist, tem que ficar aquele nome de usuário feio e cheio de numeros, que eu nunca sei quem é quem entre os meus amigos.

    Tem outras coisas que me encomodam no PS3, por exemplo, pq a interface de save game, do Dead Space 2 tem que ser tão porca? Enquanto a do Xbox é ingame, e muito melhor visualmente.

    Eu acho que a sony tem muita capacidade/dinheiro/P&D para desenvolver coisas mais decentes, eu tenho estado um tanto descontente.

  • http://www.csrenan.com Renan the Geek

    o que me preocupa é que eles usaram uma expressão estranha ao invés de dizer “jogos”. “Conteúdo de entretenimento?” Vai ser engraçado se o presente for o download de mp3 do Jonathan Coulton.

    • lucky

      @Renan the Geek,
      de qualquer forma, um mes de psn plus ja da pra fazer um estrago.

      Pra quem ainda testa receoso de botar dados de cartao na PSN, recomendo o uso de serviços de cartao de credito virtual como o ENTROPAY (uso e recomendo), nunca tive problemas com esse tipo de serviço.

      • Prado

        @lucky, Sobre como adicionar creditos na sua conta da PSN, eu sempre comprei os cartões no Ebay, eles me enviam por email o código minutos/horas depois da compra efetuada.

        Um cartão de 20 dólares acaba saindo por 23~24 dolares, eu acho que vale a pena pela velocidade de resposta.

        Claro que quem for comprar tem que ter o bom senso de escolher um vendedor com um positive feedback alto.

      • http://hamacker.santhanna.net hamacker

        @lucky,

        Entropay não funciona mais com PSN.
        Eu gostava muito.
        O jeito agora é comprar cartões pré-pagos em sites online, onde a resposta é praticamente imediata.

  • Marcelo13

    Seria de grande valia a possibilidade de mudar o nick, nem que seja pago.

    • marcospmr

      @Marcelo13, Ja eu prefiro que não dê para mudar de nick, nem pagando.
      Más lembranças da época de WoW, onde o pessoal zoava bastante, ficava conhecido, mudava de nick e voltava a zoar de novo. =/

      Sobre a PSN, acho que quem aceita colocar os dados em algum site, deve ter ciência dos perigos e consequências disso. Eu por exemplo, não perdi a confiança e colocarei meus dados novamente na PSN, já que nunca acreditei que estava seguro, nem liguei, quer dizer, só liguei de ficar sem psn, mas com o mês grátis e reposição dos dias offline, mais presentes, por mim tá ótimo.