Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Wedding Brasil 2011 - Terceiro Dia

Wedding Brasil 2011 - Terceiro Dia

13 anos atrás

O texto demorou, mas saiu. A correria dessa semana me destruiu completamente e como ainda não tinha preparado minha aula de sábado acabei conseguindo um tempinho apenas agora para escrever. O Wedding Brasil 2011 acabou nesta última quinta-feira e já deixa saudades nos participantes. Porém, tenho que admitir que três dias seguidos de palestras é um pouco cansativo, ainda mais quando você tem que conviver com a correria de uma cidade como São Paulo e com tempo de chuva. Aliás, infelizmente perdi as duas primeiras palestras do último dia por conta da chuva. Impossível chegar ao metrô com a chuva que estava caindo e ainda mais carregando as malas, pois estávamos indo embora direto do Memorial da América Latina. Uma pena, pois o comentário geral era de que a palestra de David Beckstead (Melhore a sua composição e tire a sua fotografia da zona de conforto) foi fenomenal. A fila para falar com ele depois da palestra era gigantesca. Já a palestra Equipamentos e Técnica como seus Aliados, de Ed Atrero não chamou muita atenção. Vários congressistas resolveram ir almoçar antes da palestra acabar (talvez efeito da fila gigante que se formava no restaurante).

Depois do almoço me restou assistir as duas últimas palestras. A primeira, e que se mostrou uma grata surpresa para mim, foi do Ale Carnieri que veio falar sobre a Linguagem da Luz. Mais uma apresentação de um profissional que gosta muito do que faz para ganhar a vida e que mostra que a simplicidade e sensibilidade na fotografia pode ser, sem dúvida, o melhor caminho para o profissional. No palco, na hora da apresentação prática, tivemos um casal de modelos que também eram dançarinos profissionais. Apresentações muito bacanas ao serem fotografados dançando a valsa e o Mambo. Nessa palestra ficamos sabendo como a tecnologia digital deixou a vida do fotógrafo mais confortável, que conhecimento técnico é importante, mas conhecer as pessoas que fotografamos é mais importante ainda e que é necessário sempre ter uma calça reserva. Ao final da apresentação foi formado um enorme flash mob no palco. Foi o momento mais divertido e emocionante do evento.

Por fim, tivemos no palco Vinicius Matos com a palestra Blog: poderosa ferramenta de marketing e vendas. Digo que essa era uma palestra que estava esperando muito e foi a que mais me decepcionou. Estava esperando porque como blogueiro já há 8 anos acredito na força e na credibilidade dos blogs. Decepção porque Vinicius se enrolou e misturou muitas coisas em uma palestra que deveria ser simples. Tivemos ótimos conselhos como a importância do layout, saber para quem você está escrevendo e a periodicidade de atualizações. Mas, faltou algo. Acho que deveria ter um blogueiro profissional nessa palestra. Vou indicar o Cardoso para o próximo evento.

Por fim, tivemos as pequenas palestras do Núcleo de Tecnologia. Dessa vez consegui acompanhar a palestra de Ricardo Milani (Como Ganhar mais Dinheiro com a Fotografia de Casamento) de Pepe Mélega (Uso Remoto de Flash Dedicado) e João Salamonde (O Lightroom no Workflow do Fotógrafo de Casamento). Não podemos esquecer dos estandes dos patrocinadores que também estavam no evento. O mais movimentado foi da Editora Photos que levou quase todos seus produtos para venda. Depois tivemos a Canon que levou suas principais câmeras reflex e lentes profissionais para o público ter contado. É assim que se faz propaganda de câmeras, na mão do consumidor e não dentro de vitrines. Quem também marcou presença foram as encadernadoras Quality, Indimagem e PhotoAlbum Universal. A Hiti trouxe para os congressistas sua linha de impressoras fotográficas e um desconto gigantesco para quem quisesse comprar as linhas de entrada. Eu fiquei tentado a passar o cartão de crédito. E fechamos os estandes com a linha Veríssima de maquiagem para fotógrafos. Se você não entende nada de maquiagem está na hora de começar a aprender ou contratar alguém que entenda. Isso faz muita diferença.

Por fim, gostaria de agradecer a Editora Photos pela oportunidade de estar presente no evento e por acreditar na força dos blogs para a cobertura e divulgação do congresso. Além do Meio Bit vários outros companheiros do mundo dos blogs fotográficos estiveram presentes. Também gostaria de mandar um abraço para todos os fotógrafos que fizeram parte da divulgação e conversas via twitter. Espero que essa interação continue por muitos anos.

Veja as fotos do evento em nossa galeria do Picasa.

relacionados


Comentários