Molyneux volta a elogiar o Minecraft

Enquanto eu continuo resistindo bravamente a tentação de entregar o que me falta de vida social ao Minecraft, o game designer britânico Peter Molyneux não esconde o seu encanto pela criação de Markus “Notch” Persson e voltou a elogiar o jogo, sugerindo inclusive como algumas de suas ideias poderão influenciar os seus futuros jogos.

Uma das grande inovações que vi nos games nos últimos dez anos… Minecraft quebrou todas as regras dos games; ele tem uma curva de aprendizado muito difícil no início, não possui progressão de níveis, estrutura de missões, não há experiência, há poucas coisas mensuráveis e mesmo assim é um enorme sucesso. Provavelmente eu joguei mais Minecraft nos últimos três meses do que qualquer outro jogo.

Tenho conversado com pessoas durante todo o tempo, elas dizem ‘Quais são os principais pilares dos games? O que são os cinco primeiros segundo de prazer? Como funciona a evolução de níveis?’ É como se elas tivessem uma bíblia do design em que cada jogo tivesse que se enquadrar nela e são coisas em que o Minecraft claramente não se encaixam.

Já tendo alcançado mais de 2 milhões de cópias vendidas, sendo elogiado por tantos jogadores e chamado a atenção de várias figuras importantes da indústria, é difícil acreditar que o jogo não tenha lá os seus méritos, mas se mesmo assim você ainda não está disposto a investir €14.95 num jogo com uma proposta tão diferente, saiba que uma demo com 90 minutos de duração e pesando apenas 4MB já pode ser baixada através deste link, mas não se esqueça, a primeira dose sempre é de graça.

[via PCGamer]

Relacionados: ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Resistir é inútil. 😀

  • garoa

    angry birds, minecraft, wii sports, cod, the sims… tudo porcaria casual sem qualquer substância…

    • stangeman

      @garoa, Pelo visto você nunca jogou nenhum desses jogos que acabou de citar, são completamente diferentes, se você não gosta de games, porquê sequer se dar ao luxo de comentar?

      • garoa

        ahahaha, negativação em massa pelas massas casuais. 😆

        quase completamente diferentes: gameplay raso e casual em todos. 😆

    • Tonho da mala

      @garoa, flamer detected.

  • Por mais viciante que possa ser, eu não consigo mais me interessar por games que não possuem um objetivo final.

    Acredito que eu iria jogar e me viciar e logo depois desistiria do game.

    Se tiver pelo menos um mapa e a gente ter como saber o percentual descoberto, já é algo que vou me ocupar. Outra coisa poderia ser joias secretas; ou eliminar todas as ameaças do mapa. Claro que tudo isso deveria ser reportado pelo game para que eu possa acompanhar meu progresso.

    Se alguém souber me dizer se existe algo assim no game, me avisem.

    • @Fernando Lorenzon, O objetivo inicial é “sobreviver” a primeira noite (digo assim pq o problema de morrer é que teus itens caem ), e o mapa dele é mais de 3 vezes o tamanho da Terra, de acordo com os desenvolvedores hehehe.

      Mais mesmo com os graficos toscos, ele gera terrenos muito interessantes para se explorar, além de tu poder construir o que quiser.

      Entrei no servidor da Hardmob de Minecraft e até um estadio de futebol eles construiram, além de torres gigantescas e sistemas de tuneis imensos hehehe.

      Enfim, é um sandbox muito bem feito 🙂

  • Tonho da mala

    Acho que Minecraft será o novo Nethack no sentido de que vai passar muitos anos em produção. Sendo melhorado de forma bem gradual e lenta. Mas o resultado final (se é que terá um final) vai ser excelente, tal qual Nethack.

    Mas Minecraft ainda é meramente um jogo com a possibilidade de ser grande. É mais uma expectativa do que um jogo em si. Tomara que o Notch agilize e atinja logo à essas expectativas, porque a comunidade do Minecraft é imensa e muito forte.

  • Dark Fulgore

    Esse Molyneux é muito carente. Racho de rir dele. aeHuAEHuEAhaeu
    Ele fica indignado como coisas simples fazem um sucesso absurdo e os jogos dele cheios de planos e promessas não fazem sucesso.

  • Marcelo13

    Eu acabei de comprar o jogo. Tô mais perdido que cego em tiroteio =P Nem ao menos descobri como cortar a arvore (onde acho um machado ou algo parecido)

    • rafaelvascc

      @Marcelo13, De inicio, na mão mesmo. 🙂
      Depois vai no minecraft wiki pra ver as receitas de itens.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja