Meio Bit » Arquivo » Internet » Sai Mr Bond, entre Mr Bean

Sai Mr Bond, entre Mr Bean

13 anos atrás

Vazaram informações secretas sobre a segurança dos reatores nucleares navais ingleses, e como esses reatores estão potencialmente vulneráveis a acidentes fatais. Também foram tornadas públicas de forma indevida informações sobre procedimentos da Marinha dos EUA para proteger seus submarinos lança-mísseis classe Trident.

O caso está causando vergonha no Ministério da Defesa de Sua Majestade. Uma fonte senior declarou:

“Isso foi muito embaraçoso. Quem for responsável deve ser demitido. Os americanos ficarão furiosos por seus procedimentos terem sido expostos”

O pior de tudo é que o vazamento não envolveu hackers malignos do nível do Neo e da Trinity, não envolveu invasões estilo James Bond nem um adolescente azarado tentando entrar no computador de uma empresa de jogos.

A informação vazou por causa de uma mula, um energúmeno, um atolado, um verme desprezível condenado ao extermínio, o proverbial… estagiário.

O documento em questão, escrito em 2009 é este aqui. Como você pode ver, há partes um taaaanto censuradas:

Snap159

Como então os hackers do Daily Star conseguiram acessar essas informações?

Fácil. O estagiário em questão recebeu por incumbência censurar o documento antes de divulgação para o Parlamento. Inteligente como todo estagiário, ele achou que a forma mais simples seria… marcar fundo preto e letra preta.

Isso mesmo que você leu.

O VERME protegeu informação sigilosa internacional fazendo a cor de fundo igual à cor da fonte, e mandou o documento na íntegra.

Os repórteres fuxiqueiros só tiveram o trabalho de experimentar um Copy/Paste.

O documento foi corrigido, mas a informação já vazou.

Graham Cluely, expert em segurança consultado pelo Daily Star chama o ato de “estúpido”, atribui a um “membro júnior do staff” e teme pela quantidade de documentos em situação semelhante que deve existir nos arquivos públicos do Parlamento, esperando por um Espião de Sofá.

Fonte: Defense Tech

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários